Prefeitura de Joinville/Divulgação
Defesa Civil monitora possibilidade de novos temporais em Joinville ainda em 2025
Soma de umidade e calor que promove a formação do fenômeno
A Defesa Civil de Joinville monitora a possibilidade de novos temporais entre as tardes e noites no período entre este domingo, 28, e terça-feira, 30. O motivo é a soma de umidade e calor que promove a formação de uma baixa pressão próxima à costa catarinense.
Os temporais podem causar grande volume de chuva em um curto período de tempo, com risco de alagamentos e enxurradas em Joinville. Além disso, também há possibilidade de raios, queda de granizo e rajadas de vento, que podem ocasionar destelhamentos e quedas de árvores.
Na noite de sábado, 27, um temporal fez com que mais de 14 mil unidades consumidoras de Joinville ficassem sem energia elétrica. Ao todo, 13 bairros da cidade foram atingidos e, em alguns deles, o retorno da luz só aconteceu na manhã deste domingo.
Orientações
Durante os temporais, busque um local abrigado. Se houver vento, fique longe de árvores, postes, placas e objetos que podem ser arremessados. Já em caso de alagamento, não atravesse ruas alagadas ou pontes e pontilhões submersos.
Em caso de necessidade, a Defesa Civil de Joinville pode ser acionada pelo 199 e os Bombeiros Voluntários pelo 193.
Diante da onda de calor que favorece a formação de temporais, a recomendação é que a população acompanhe os alertas emitidos pela Defesa Civil estadual. Para receber os avisos, basta mandar o número do CEP da residência para o número 40199, por mensagem de texto (SMS).