X
X

Buscar

Delegacia de Polícia Civil de Joinville é homenageada na Alesc após conquistar certificado de qualidade internacional

Solenidade aconteceu nesta quarta-feira

Nesta quarta-feira, 14, a 7ª Delegacia de Polícia de Joinville e o Delegado titular da unidade, Vinícius Ferreira, participam de uma solenidade na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) pela conquista da certificação ISO 9001:2015, versão mais atualizada da norma concedida pela Organização Internacional para Padronização (ISO).

Ao todo, foram seis moções de aplauso concedidas pelo Legislativo Catarinense e de iniciativa dos deputados Maurício Peixer (PL), Sargento Lima (PL), Matheus Cadorin (Novo), Fernando Krelling (MDB), ambos de Joinville, além do Delegado Egídio Ferrari (PTB) e Maurício Eskudlark (PL).

Placa de moção de aplauso concedida pela Alesc. | Foto: Polícia Civil/Divulgação

“No ato da entrega da homenagem na Alesc, os deputados ressaltaram os serviços prestados pela Polícia Civil de Joinville, que além das ações para a redução da criminalidade na maior cidade do estado, tem a qualidade garantida na prestação de serviços públicos na área de segurança pública com a Certificação ISO”, destaca a Polícia Civil.

A certificação

O certificado é da organização Internacional para Padronização (ISO) e reconhecido pela Associação Brasileira de Normas Técnicas e pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia.

A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville é primeira Delegacia de Polícia de Comarca do Brasil, a primeira Unidade de Polícia Judiciária do Sul do Brasil e a segunda Unidade de Polícia Judiciária do Brasil a atingir a certificação.

“Foi para quebrar o velho paradigma que o serviço público é ruim”, diz o delegado responsável pela delegacia, Vinicius Ferreira. Foi ele quem teve a iniciativa de buscar a certificação. “Toda a equipe abraçou o projeto e deu força além do necessário”, diz Vinicius.

A 7ª Delegacia de Polícia de Joinville conta com uma equipe de dez funcionários e estagiários. O delegado conta que a busca por melhorar os processos e serviços oferecidos foi uma decisão de toda delegacia. “Sou o capitão do navio, as pessoas que estão comigo que compraram essa ideia”, reforça.

“Agora tem um certificado que prova que o serviço é prestado num parâmetro internacional de qualidade”, explica. A ISO é uma instituição criada em 1947, com sede na Suíça e vinculada aos órgãos técnicos de 168 países.

Na Polícia Civil, a ISO 9001 é a efetivação do Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), que tem o intuito de garantir a otimização dos processos existentes na delegacia. Desta forma, permite maior agilidade e correção na prestação do serviço público policial. “O certificado não é para delegacia, ele traz uma segurança para a população, uma certeza de qualidade”, conta o delegado.

“Mesmo com uma estrutura mais modesta, com bastante criatividade, esforço e perseverança você consegue conquistar índices melhores”, diz. “Ser servidor público de fato, mesmo em um órgão policial”, reitera Vinicius.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: