Delfim Netto, ex-ministro e economista, morre aos 96 anos
Economista deixa filha e neto. Ele morreu em São Paulo
Economista deixa filha e neto. Ele morreu em São Paulo
O economista e ex-ministro Antônio Delfim Netto morreu nesta segunda-feira, 12, aos 96 anos, em São Paulo (SP). Desde a última segunda-feira, 5, ele estava internado por complicações de saúde no Hospital Israelita Albert Einstein, na capital paulista.
Em nota, a assessoria do economista informou que não haverá velório aberto e seu enterro será restrito à família. Delfim Netto deixa filha e neto.
Descendente de imigrantes italianos, ele nasceu em São Paulo, em maio de 1928. Formou-se economista em 1951 pela Universidade de São Paulo (USP) e tornou-se catedrático em 1958. Fez carreira acadêmica como professor titular de Análise Macroeconômica e recebeu o título de professor emérito pela Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da Universidade de São Paulo (Fea-USP).
Foi membro do Conselho Consultivo de Planejamento (Consplan) do governo Castelo Branco, em 1965. Tornou-se secretário da Fazenda no governo de São Paulo em 1966.
Foi um dos signatários do Ato Institucional Número 5 (AI-5), em 13 de dezembro de 1968. O decreto é considerado o mais duro após o golpe militar de 1964 e foi instituído durante o governo Costa e Silva, para suspender direitos e garantias individuais.
Delfim Netto chegou a ministro da Fazenda em 1967, ainda no governo Costa e Silva, e ocupou o cargo até o governo Médici, encerrado em 1974.
Nos quatro anos seguintes, foi embaixador do Brasil na França e, em 1979, passou a integrar o Conselho Monetário Nacional e comandou o Banco Central no governo Figueiredo.
Delfim foi deputado federal na Constituinte de 1987 a 1991 pelo Partido Democrático Social, sucessor da Arena. Posteriormente, elegeu-se cinco vezes deputado federal pelo estado de São Paulo e permaneceu representante na Câmara até 2007.
Leia também:
1. Trimania Norte: apostador de Joinville fatura R$ 20 mil
2. Tupy, indústria de Joinville, e Seara fecham parceria para bioplanta
3. VÍDEO – Avião de pequeno porte faz pouso emergencial em praia de Palhoça
4. Instituto Internacional Juarez Machado, de Joinville, promove encontro das artes em abertura de nova temporada
5. Identificada mulher que morreu atropelada pelo próprio carro em Rio Negrinho
“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade: