+

Demandas da região Norte marcaram debates do Alesc itinerante em Joinville; veja o que foi feito

Programa foi finalizado na cidade nesta quarta-feira

Demandas da região Norte marcaram debates do Alesc itinerante em Joinville; veja o que foi feito

Programa foi finalizado na cidade nesta quarta-feira

Bernardo Gonçalves | Revisão

Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) encerrou nesta quarta-feira, 5, em Joinville, a segunda etapa do programa Alesc Itinerante. Ao longo de dois dias, o município foi a sede do Parlamento catarinense, que realizou todas suas atividades no Centro de Convenções e Exposições Expoville.

Ao todo, foram nove reuniões de comissões permanentes e duas sessões ordinárias, marcadas pelo debate dos principais temas da região e pela votação de 57 matérias legislativas, incluindo proposições voltadas para as áreas da saúde e segurança.

Nas sessões ordinárias de terça e quarta-feira, os parlamentares abriram espaço para manifestações de representantes de entidades do norte catarinense, que apresentaram suas ações e demandas em áreas como saúde, educação, cultura, indústria e comércio.

Os dois dias de atividades em Joinville contaram com a presença de 38 deputados e a participação de 26 entidades, que ocuparam a tribuna da Alesc para apresentar seus trabalhos e fazer reivindicações.

Ao todo, foram realizadas duas sessões ordinárias, nas quais foram votadas 57 proposições, entre projetos de lei, de resoluções, moções, requerimentos, entre outros.

Nove comissões se reuniram nesses dois dias e além de deliberarem sobre proposições legislativas, também ouviram entidades regionais.

Comissão de Trabalho, Administração e Serviço Público da Alesc em Joinville; | Foto: Rodolfo Espínola/Agência AL

Além disso, na sessão desta quarta-feira, o professor de Joinville, Hugues Brasilio Torres, recebeu moção de aplauso da Alesc pelos serviços prestados à educação em 51 anos de carreira.

Votações desta quarta

Além das redações finais de projetos aprovados na terça-feira, 4, os deputados votaram, na sessão desta quarta-feira, a concessão do Título de Cidadão Catarinense ao governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União). A iniciativa é de autoria do deputado Sérgio Guimarães (União). A proposta ainda passará pela votação da Redação Final antes de seguir para sanção do governador.

Também foram aprovados mais projetos para concessão de títulos de utilidade pública para entidades da região de Joinville. A relação completa está disponível no Portal Alesc.

Balanço positivo

O presidente da Alesc, deputado Mauro De Nadal (MDB), fez um balanço positivo das atividades realizadas nesta semana em Joinville.

Para o parlamentar, a iniciativa, que consiste em levar as atividades do parlamento catarinense para todas as regiões do estado, tem se consolidado como algo importante não apenas para comemorar os 190 anos do Legislativo estadual, mas, também, aproximar a Assembleia da população.

“Deu para sentir isso nas manifestações das entidades, com a Assembleia indo ao encontro dos catarinenses, o que consolida uma nova fase do Parlamento, por essa presença e pelo chamamento que a sociedade tem feito”, disse De Nadal.

“Em Criciúma, não será diferente, assim como em Lages, e no encerramento, que será em Chapecó, em novembro”, disse o presidente, referindo-se às próximas edições do programa.

Depois de duas etapas, em Blumenau e Joinville, o Alesc Itinerante segue para Criciúma, que será sede da Assembleia Legislativa nos dias 2 e 3 de julho. Até o fim do ano, o Parlamento também vai passar por Lages e Chapecó.

Leia também:
1. Confira tudo o que sabemos sobre a queda do avião na região de Joinville
2. Saiba quem é o empresário e ex-diretor da Odebrecht vítima de queda de avião em SC
3. Ponte entre a Vigorelli e Vila da Glória será discutida em Joinville neste semana
4. Comissão da Alesc Itinerante em Joinville aprova cadastro estadual de pedófilos e agressores sexuais
5. Polícia Científica de Joinville pede ajuda para identificar corpo encontrado em Itapoá


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo