Dengue em Joinville: entenda por que este é o melhor momento para combater o mosquito
Gerente de Vigilância em Saúde e Sanitária falaram com o jornal O Município Joinville sobre o assunto
Gerente de Vigilância em Saúde e Sanitária falaram com o jornal O Município Joinville sobre o assunto
Em 2023, Joinville teve recorde de casos confirmados de dengue, foram 23.531 pacientes diagnosticados até esta quinta-feira, 6. O recorde negativo também está no número de mortes: 33 pessoas morreram devido à doença na cidade.
Entretanto, com a chegada do frio, a tendência é que haja uma queda nos números. Segundo Cristiane Soares, gerente de Vigilância em Saúde, e Anderson da Silva, da Vigilância Sanitária, este é o melhor momento para combater a dengue em casa.
O vetor da dengue é o mosquito aedes aegypti, que começou a colonizar Joinville em 2017. O mosquito fêmea coloca os ovos em locais estratégicos para que, em um ano e três meses, as larvas possam eclodir. Dez dias depois, viram mosquitos que podem transmitir a doença. Neste meio tempo, os ovos ficam grudados em superfícies secas, mas com potencial de contato com umidade e calor.
Devido ao tempo de duração dos ovos, que ultrapassa um ano, o momento de queda nos casos não deve ser visto com tranquilidade. Embora os mosquitos adultos morram com o frio, os ovos aguardam um novo período para eclosão.
“É um esforço que tem que ser em conjunto, tem que se pensar em todas as estratégias possíveis para se combater o mosquito”, explica Anderson. Mesmo que a cidade conte com fumacês e outras medidas de combate ao mosquito, a proliferação está espalhada por vasos de plantas, calhas e outra superfícies.
Como os mosquitos adultos estão morrendo, a população pode se preocupar em eliminar os que eclodirão no ano seguinte. “Não é só virar [o prato do vaso de flor], é preciso lavar, esfregar”, orienta Cristiane Soares. Ela explica que os ovos são colocados em todos os lugares imagináveis e ficam muito bem grudados.
Para a rotina de cuidados não ficar pesada, o Ministério da Saúde elaborou a cartilha “10 minutos contra a dengue”, que deve ser aplicada uma vez por semana. Ali estão orientações que a população deve seguir em casa por apenas dez minutos.
O material consiste em uma lista de atividades, pontuadas abaixo.
Explore a riqueza da história de Joinville com o Casarão Neitzel: