Dengue em Joinville: saiba como funciona atendimento e acompanhamento de pacientes
Segunda prefeitura, Dengue A domina casos na cidade
A orientação da Secretaria da Saúde de Joinville é para a população buscar atendimento assim que apresentar sintomas de dengue em uma Unidade Básica de Saúde da Família (UBSF). O atendimento de pacientes com suspeita de dengue é feito sob demanda e não há necessidade de agendamento.
Segundo a Prefeitura de Joinville, a maioria dos pacientes com suspeita ou diagnóstico de dengue são de casos classificados como dengue A, que, se seguirem as orientações dos profissionais de saúde sobre a hidratação, não correm risco de ter o quadro agravado.
Leia também: Dengue A, B, C ou D: entenda a diferença entre cada uma
Caso o paciente se enquadre em um critério de comorbidade, que indica risco de agravamento, ele será encaminhado para uma das Enfermarias Especializadas em Dengue, ou para uma Unidade de Pronto-Atendimento (UPA) ou Pronto Atendimento (PA). Esse encaminhamento varia conforme o quadro de saúde do paciente e, se houver necessidade, é feito o transporte com ambulância.
Enfermarias Especializadas em Dengue
No dia 15 de abril, foram feitas as orientações e a organização do fluxo com as equipes que vão trabalhar nos locais das Enfermarias Especializadas em Dengue. Também foram montadas as estruturas, com a chegada das macas e poltronas para medicação.
As enfermarias especializadas funcionam 24 horas, todos os dias da semana, inclusive sábado e domingo, nas UBSFs Glória (rua Brigadeiro Lopes), João Costa (rua José Fernandes Dias) e Aventureiro III (rua Santa Luzia).
Para o novo serviço ser fornecido para a população, houve remanejamento de servidores e adequação de escalas de trabalho, tanto de servidores que trabalham na atenção primária, quanto de servidores do Hospital São José.
A adequação na escala é necessária para o serviço funcionar 24 horas por dia, todos os dias da semana. Conforme a prefeitura, as contratações para atender as demandas da Saúde são rotineiras. “Exemplos disso são os processos seletivos abertos e a realização de concurso público”, informa a prefeitura.
Nova Sala de Medicação na UPA Sul
A Secretaria da Saúde está fazendo as adequações necessárias de infraestrutura e a previsão é que o funcionamento da nova Sala de Medicação na UPA Sul inicie ao longo da próxima semana.
Monitora Dengue
O serviço Monitora Dengue tem o objetivo de acompanhar diariamente pessoas diagnosticadas e classificadas como dengue B, ou seja, com risco de evoluir para casos graves. O contato é feito uma vez por dia, sem horário pré-definido.
Segundo a prefeitura, isso acontece, pois o número de pessoas que recebem esse acompanhamento varia. Quando o paciente não atende o telefone, são feitas até três tentativas por dia, em horários diferentes. Se mesmo assim não houver contato, conforme o quadro do paciente a situação é encaminhada para busca ativa, por meio dos agentes de saúde.
A Secretaria da Saúde dispõe de enfermeiros, técnicos de enfermagem, médicos e estagiários de enfermagem para a realização desse serviço. Os médicos avaliam todos os exames solicitados aos pacientes e quando há sinal de piora no quadro, o paciente é encaminhado para serviços de saúde como a UPA e PA.
Outras medidas
Nas medidas adotadas pela Saúde de Joinville, está a capacitação dos servidores para atendimento de pacientes com dengue. Portanto, além dos médicos, há enfermeiros habilitados a fazer esse acolhimento do paciente e realização do teste rápido.
Dados da dengue em Joinville
Segundo dados acumulados até as 7h desta terça-feira, 23, Joinville confirmou 14.581 casos de dengue e 21 mortes pela doença em 2024.
O bairro com mais casos e mais focos do mosquito Aesde aegypti é o Aventureiro, que soma 1.947 casos e 616 focos.
Leia também:
1. Ato pró-Bolsonaro em Joinville é previsto para ser maior do que o de Copacabana
2. VÍDEO – Conheça joinvilense de 5 anos que aprendeu a costurar com a mãe e o irmão
3. Vítima de acidente entre moto e ônibus em Joinville é identificada
4. Apresentação gratuita de musical do Aladim acontece em shopping de Joinville
5. Joinville autoriza início das obras do Palácio das Orquídeas
Assista agora mesmo!
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: