Departamento de Trânsito de Joinville reforça sinalização e faz rondas na área rural da cidade
Objetivo é coibir abusos e acidentes de trânsito
Além das ações do Projeto Piava, que têm como objetivo oferecer orientações sobre segurança aos banhistas que frequentam os rios nas belas áreas rurais de Joinville, outra iniciativa da Prefeitura de Joinville tem sido importante para manter a tranquilidade dessas áreas também durante o verão.
Os agentes do Departamento de Trânsito de Joinville (Detrans), com apoio da Guarda Municipal, têm realizado rondas frequentes para orientar os motoristas e garantir que a legislação de trânsito também seja cumprida na área rural. O Detrans tem feito ações preventivas para coibir abusos e acidentes de trânsito com fiscalizações na chamada Rota das Águas, nos bairros Vila Nova e Pirabeiraba.
Essas áreas também receberam melhorias nas sinalizações de trânsito, principalmente perto das pontes. Foram 111 serviços realizados entre substituições de placas e postes, refixação e alinhamento dos conjuntos de sinalização, limpeza de placas, além de desobstrução e podas. O investimento foi de R$ 8,6 mil.
“Foi feita toda a adequação da sinalização para o motorista não ter dúvidas onde pode estacionar. Foram colocadas novas placas, outras foram substituídas, postes foram alinhados. A conscientização é importante. O estacionamento de um veículo irregular pode trancar a via e prejudicar o fluxo. Essas sinalizações foram instaladas para que a população venha a respeitar e para que não haja prejuízo à mobilidade”, explica o gerente de Trânsito, Marcelo Nobre.
Mesmo o trânsito mais tranquilo em áreas rurais, o Detrans alerta que a legislação precisa ser respeitada para garantir a segurança de todos.
“Os princípios do trânsito não mudam na área rural. Muitas vezes, as pessoas esquecem dos princípios básicos de segurança quando se deslocam para a área rural. As crianças precisam usar os equipamentos de retenção (cadeirinha e assento de elevação) conforme a idade. São locais não pavimentados, com pedras soltas, o que exige atenção redobrada. Assim como a velocidade que deve ser mais reduzida e adequada a via”, orienta o gerente de Trânsito. Outras orientações incluem usar cinto de segurança, dirigir com calçado fechado e o uso obrigatório de capacete para motociclistas.
Leia também os destaques da semana:
1. Padre de Joinville arrecada 30 toneladas de alimentos para famílias em situação de vulnerabilidade
2. Joinville inicia 2025 com cesta básica quase 1,50% mais cara do que terminou 2024; confira valores
3. Saiba quais foram os nomes de bebês mais registrados em Joinville no ano de 2024
4. Biblioteca Pública de Joinville oferece programação com contações de histórias durante janeiro
5. Obras alteram trânsito em avenida de Joinville até o fim de janeiro
Assista agora mesmo!
Casarão Neitzel é preservado pela mesma família há mais de 100 anos na Estrada Quiriri, em Joinville: