Deputada Joice Hasselmann é criticada ao falar sobre vestes da cultura alemã nas redes sociais
Jornalista catarinense comentou na publicação e foi acompanhada por outros diversos internautas
Uma publicação no Instagram da deputada federal Joice Hasselmann (PSL) chamou a atenção neste fim de semana. Isso porque diversas pessoas se sentiram ofendidas com a forma que Hasselmann se expressou ao falar de vestimentas tradicionais da cultura alemã, muito presente no Sul do país, principalmente em Santa Catarina, em cidades como Joinville e Blumenau, por exemplo.
A postagem era de uma foto antiga da deputada usando uma tiara com flores. Porém, o que ofendeu aos internautas foi a legenda, que dizia “Sabe aquelas colonas da tradicional festa alemã do sul do país? Então, aí estou eu. O túnel do tempo é cruel. Essa tiara de flor, ninguém merece. Túnel do tempo mesmo”.
O principio dos comentários negativos partiu da jornalista blumenauense Cinthia Canziani, ex-apresentadora de TV, que explanou o descontentamento com a publicação e foi seguida por outros diversos internautas, que encheram os comentários com críticas. A principal desaprovação foi a forma negativa ao falar sobre a tiara e ter utilizado de maneira pejorativa o termo “colona”.
Leia também:
– Prefeitura de Blumenau cancela Oktoberfest de 2020;
– Prefeitura de Joinville cancela desfile do Dia da Independência.
Logo após as críticas, a deputada alterou a legenda. Ela apagou as frases “O túnel do tempo é cruel. Essa tiara de flor, ninguém merece” e no lugar, afirmou que tinha orgulho da história e da tradição, e ainda elogiou as festas alemãs.
Além disso, a deputada respondeu o comentário da jornalista blumenauense, dizendo “Minha cara, não veja fantasma onde não tem”. Em resposta, Canziani finalizou a conversa afirmando que acreditava que a deputada havia percebido o erro e concordava com ela, pois alterou a legenda.
Para o jornal O Município Blumenau, a jornalista disse que não esperava que o caso tivesse tanta repercussão, até porque não era essa a intenção.
“Eu me assustei com a quantidade de menção ao meu nome, tanto na postagem, quanto no meu perfil. E muita gente veio também pelo WhatsApp. Mas jamais imaginei que teria essa dimensão”, contou Canziani.
Ela ainda afirmou que nem segue a deputada, mas como viu a postagem no perfil de uma amiga e achou a frase desnecessária – ainda mais vindo de alguém com tantos seguidores – quis confirmar, para não cair em fake news. Quando viu, o comentário surgiu naturalmente pelo desagrado.
“Foi muito automático, eu vi, respondi, mas sem nenhuma intenção além de mostrar meu descontentamento. E escrevi no comentário, não por ser deputada, mas como eu escreveria em qualquer outro perfil de qualquer outra pessoa”, destacou.