Deputadas de SC pedem informações sobre investigação de ameaças à vereadora de Joinville
Documento recomenda que Ana Lúcia (PT) receba medidas de segurança durante a investigação
Na última quinta-feira, 19, deputadas estaduais de Santa Catarina enviaram um ofício à Delegacia de Proteção à Criança, Adolescente, Mulher e Idoso (Dpcami) de Joinville solicitando informações sobre as investigações referentes às ameaças sofridas pela vereadora Ana Lúcia Martins (PT), eleita no último domingo, 15, no município.
O documento é dirigido à delegada Cláudia Lopes Gonzaga, responsável pela delegacia em que foi instaurado inquérito para apurar o caso.
No ofício, assinado pelas deputadas Ada de Luca (MDB), Paulinha (PDT), Luciane Carminatti (PT), Marlene Fengler (PSD) e Dirce Heiderscheidt (MDB), se destaca que a vereadora eleita recebeu ameaças de morte pelas redes sociais, além de ter sido vítima de injúria racial.
Segundo informações da Agência AL, da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc), as parlamentares escreveram que “são contra qualquer tipo de racismo e espera pelo mais breve desenrolar do caso, permitindo à vítima e seus familiares próximos a segurança necessária”, diz o documento.
Um dia após fazer história e ser a primeira vereadora negra eleita em Joinville, Ana Lúcia recebeu ameaças de morte em suas redes sociais.
Em uma postagem feita em seu perfil do Instagram, a vereadora mostra um print em que o usuário de um perfil falso, escreve: “agora só falta a gente m4t4r el4 e entrar o suplente que é branco” (sic).
Ainda na publicação, Ana Lúcia afirma que já vinha sofrendo ataques desde antes do resultado das eleições.
A delegada Cláudia afirmou que a Polícia Civil já está investigando o caso.
Segundo ela, a polícia trabalha com a possibilidade de exigir que a rede social apague os conteúdos do usuário e, além disso, identifique quem é o autor do perfil falso.