X
X

Buscar

Deputado de Joinville propõe grupo de trabalho na Câmara para discutir reforma administrativa

Zé Trovão busca apoio de entidades e parlamentares para prosseguir com proposta

O deputado federal Zé Trovão (PL-SC), de Joinville, protocolou na Câmara dos Deputados o requerimento 4322/2024, que propõe a criação de um grupo de trabalho voltado para uma reforma administrativa. A proposição foi apresentada no dia 24 de outubro e aguarda despacho do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL).

Segundo a proposta do deputado Zé Trovão, a reforma visa modernizar e tornar o serviço público mais eficiente, para facilitar o acesso a serviços essenciais, como saúde e educação, e resolver problemas de burocracia e desperdício de recursos. O foco é a criação do grupo de trabalho para estudar o que seria mudado.

O requerimento já tem o apoio de cerca de 120 entidades empresariais, além do apoio de frentes parlamentares no Congresso Nacional. Essas entidades e frentes devem atuar ativamente com estudos técnicos, propostas e sugestões.

Ainda conforme o deputado de Joinville, o objetivo é garantir que a reforma seja construída de forma robusta e voltada para os interesses da população e do setor produtivo. “Esse movimento robusto, que une forças do setor produtivo e das frentes parlamentares, aumenta nossa capacidade de pressionar o presidente da Casa, Arthur Lira, para que coloque o grupo em pauta ainda este ano”, afirma Zé Trovão, em nota enviada ao jornal O Município Joinville.

A proposta de Zé Trovão é que o grupo de trabalho seja composto por parlamentares, sociedade civil e representantes das entidades de classe.

Justificativa da proposta

Conforme a justificativa da proposta de Zé Trovão, a necessidade de uma reforma administrativa se baseia na divulgação do recente estudo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), que aponta que o crescimento descontrolado da dívida pública terá, nos próximos 50 anos, impactos profundos no Produto Interno Bruto (PIB) e, consequentemente, na saúde financeira das empresas brasileiras.

Conforme a pesquisa, para cada ponto percentual de aumento na dívida pública em relação ao PIB, o Brasil perde cerca de R$ 1,3 bilhão ao ano, reduzindo a capacidade de investimentos do setor privado, elevando o custo do crédito e comprometendo a competitividade do país.

Em nota, a CNC afirmou que, sem medidas estruturais, como a reforma administrativa, o prejuízo acumulado poderá ultrapassar R$ 1,375 trilhão em meio século, colocando em risco a sustentabilidade de muitos negócios.

“Nesse contexto, a criação de um grupo de trabalho se faz urgente e necessária para discutir soluções que possam mitigar esses impactos, racionalizar os gastos públicos e promover um Estado mais eficiente e focado em suas atividades essenciais”, justifica o deputado.

Confira a proposta na íntegra:

*Com informações de Confederação Nacional do Comércio.

Leia também:
1. ETA do Cubatão opera com capacidade máxima para normalizar abastecimento de água em Joinville
2. Defesa Civil de Joinville alerta para risco de temporais ao longo da semana
3. Joinvilense de 26 anos é ordenado padre; conheça história
4. Indústria de Joinville realiza feirão de emprego com 50 vagas nesta terça-feira
5. Saiba como fica a previsão do tempo em Joinville nesta terça-feira


Assista agora mesmo!

Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: