Deputado de Joinville propõe isenção de taxa de vistoria em órgãos públicos de SC
Projeto de lei foi protocolado na Alesc
Projeto de lei foi protocolado na Alesc
O deputado estadual Matheus Cadorin (Novo), de Joinville, protocolou um projeto propondo a isenção de taxa de fiscalização de projetos de construção e vistoria em órgãos públicos do estado. A proposta alteraria o texto da lei 7.541/1988.
Segundo o parlamentar, atualmente o Corpo de Bombeiros Militar cobra uma taxa para realizar vistoriais em ambientes diversos para a liberação de alvará. Ele diz ainda que também é cobrado um valor de órgãos públicos municipais, sendo que a isenção só acontece quando a cidade tem convênio com a corporação.
“A proposta do projeto é que se a vistoria for em órgão público, em escola, na prefeitura, no posto de saúde, por exemplo, que não tenha taxa, independente se tem convênio ou não”, explica.
“Afinal, é dinheiro público, é imposto indo para outro órgão por um serviço público também”, complementa.
Para ele, a isenção representaria uma significativa redução de custos para os municípios, especialmente aqueles que dependem de orçamentos mais restritos. “Com essa economia, os recursos financeiros poderão ser redirecionados para a saúde, educação e infraestrutura e outras áreas essenciais, visando ao desenvolvimento social e econômico das localidades”, destaca.
Além da desoneração financeira, Cadorin diz que a isenção da taxa tem impacto direto na segurança da população, visto que “facilitar a realização de vistorias pelo Corpo de Bombeiros Militar é essencial para garantir a integridade das edificações e prevenir acidentes.”
“A isenção permitirá aos municípios realizarem vistorias regulares, promovendo, assim, um ambiente mais seguro e minimizando os riscos de incêndios e outros sinistros”, finaliza.
Leia também:
1. Casas são destelhadas após temporal em Joinville
2. Patrocinadora master do JEC para 2025 é alterada antes de anúncio oficial; entenda a situação
3. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
4. Identificadas cinco vítimas que morreram após avião que saiu de SC cair em SP
5. Saiba o que abre e fecha no dia do servidor público em Joinville
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: