Deputado joinvillense propõe criação de rota turística do tiro em Santa Catarina
Rota turística envolve dez cidades catarinenses, incluindo Joinville e Araquari
Rota turística envolve dez cidades catarinenses, incluindo Joinville e Araquari
O deputado joinvillense Sargento Lima (PL) apresentou um projeto na Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) para a criação da Rota Turística do Tiro em Santa Catarina. O projeto de Lei foi protocolado no fim de outubro e abrange os municípios de Joinville, Araquari, Jaraguá do Sul, Pomerode, Timbó, Blumenau, Rio do Sul, Brusque, São José e Florianópolis.
O projeto vai tramitar pelas comissões e, segundo o deputado, audiências públicas serão realizadas a partir de janeiro. “Quando foi divulgado por quais cidades a rota passaria recebemos muitos pedidos do estado inteiro querendo participar. Pedidos de cidades do extremo-oeste ao extremo-sul”, relata.
A principal demanda é de clubes de caça e tiro, atiradores esportivos e outros clubes. “Santa Catarina tem tradição de esportes envolvendo tiro esportivo, defensivo, competitivo e de caça”, conta.
Na justificativa do projeto, os principais objetivos são a fomentação do turismo catarinense e um incentivo para os amantes de tiro de todo o país. “Tal ato tem como objetivo atrair o turismo dos adeptos do tiro para o estado de Santa Catarina. Segundo pesquisas, Santa Catarina é o quarto estado mais armado do país, motivo que orgulha a todos os cidadãos catarinenses”, diz o deputado na justificativa anexada ao projeto.
Outra questão levantada por Lima é que o projeto pode estimular e desenvolver a prática do tiro esportivo no estado. No documento, também são citadas as formas de convênios e parcerias possíveis com o intuito de financiar, patrocinar e apoiar a rota
View this post on Instagram
As audiências públicas servem tanto para fazer o mapeamento quanto para buscar por uma data que supra alguma lacuna do turismo catarinense. Como o esporte não depende de uma questão climática, a data pode ser definida com base em um período que não há uma alta demanda turística.
O feedback da população, segundo Lima, é positivo. Diz que todos que o procuram estão entusiasmados com a ideia. “Sempre há aqueles que não entendem a ideia e não procuram saber sobre a PL, como os não armamentistas, que estão contra a rota”, completa.
Para o deputado, seria um “pecado” perder a oportunidade de unir a tradição do tiro de Santa Catarina com uma rota turística importante para o estado. “Não existe dinheiro mais limpo que o do turismo”, conta.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: