Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputado propõe Cadastro de Pedófilos em SC para combater abusos

Raul Sartori

Jornalista graduado em Ciências Sociais, atua na imprensa catarinense há cerca de 40 anos - [email protected]

Deputado propõe Cadastro de Pedófilos em SC para combater abusos

Raul Sartori

Pedofilia

Diante da informação de que SC ocupa, em números absolutos, a quarta posição no Brasil em casos de abusos sexuais contra crianças e adolescentes, o deputado estadual Carlos Humberto (PL) acha que é o momento de o Legislativo estadual dar celeridade para aprovar projeto de sua autoria que cria o Cadastro de Pedófilos e de Agressores Sexuais no Estado.

Família

Dizem as folhas tubaronenses que o ex-governador Carlos Moisés da Silva (Republicanos), diminuiu bastante as pretensões políticas, suas e da família. Inicialmente pré-candidato a prefeito da cidade, agora atua para que a ex-primeira-dama, Késia Martins, consiga uma cadeira no Legislativo da cidade sulina.

Antevisão

Horas depois de deixar o aeroporto de Florianópolis, a ouvidora nacional dos Direitos Humanos, Luzia Cantal, começou a falar mal de Santa Catarina. Ela liderou um grupo que veio ao estado, semana passada, fazer um relatório sobre supostas denúncias de desrespeito aos direitos humanos de moradores de rua e de aumento de grupo neonazistas. Já achando que já tem elementos suficientes, afirmou publicamente que os relatos obtidos aqui são “absolutamente estarrecedores”.

Inclusão

Eloquente a iniciativa da Federação das Indústrias (Fiesc) que, nesta quinta-feira, promove o IncluTech, que vai debater a inclusão de pessoas com deficiência na indústria. No evento, a Fiesc destacará seu Portal de Inclusão, plataforma on-line e gratuita na qual profissionais e empresas cadastram voluntariamente currículos e oportunidades de trabalho exclusivas para pessoas com deficiência.

“Grupo” 1

De causar imensa preocupação em quem ainda acredita na justiça, especialmente a Eleitoral, pela exposição explicita da parcialidade, o que alguns analistas políticos andam dizendo, como Malu Gaspar, de “O Globo”. Afirma que “o grupo” de Alexandre de Moraes “quer cassar” senador bolsonarista no TSE, no caso o representante de SC, Jorge Seif (PL). O julgamento será retomado hoje.

“Grupo 2

O senador já disse que, se for cassado, os eleitores catarinenses vão escolher outro conservador para substituí-lo. Esse “outro” que nominou é o deputado federal por São Paulo Eduardo Bolsonaro, e até “outra”, a ex-primeira-dama Michele.

Sucesso

Pela primeira vez aparece na mídia nacional um elogio ao programa Universidade Gratuita, criado pelo governo de SC em agosto do ano passado e que já banca o diploma de 22 mil jovens no Estado. Foi em oito linhas da última edição da revista “Veja”. Completa um ano em agosto e seu objetivo é pagar a formação universitária de até 89 mil estudantes catarinenses até 2026. Depois de formados trabalharão na rede pública para retribuir o investimento.

Tributo

O famoso grupo musical britânico Coldplay será homenageado dia 20 com um tributo inédito preparado pela banda catarinense Coldstar. A única apresentação será no Teatro Ademir Rosa, no CIC, em Florianópolis. Os ingressos estão à venda no site do blueticket.

Conflito de interesses

Ainda resta um mínimo de crédito ao Supremo Tribunal Federal quando um de seus integrantes, Cristiano Zanin, se declara impedido de analisar recurso de Bolsonaro contra multa do Tribunal Superior Eleitoral por ter impulsionado um vídeo com ofensas a Lula, do qual o “supremo” foi advogado.

Juventude

A juventude de SC, que constituiu o maior segmento da população, não vem recebendo atenção política. Tem até o Estatuto da Juventude, criado por lei de 2013, mas não regulamentado. E dos 295 municípios em apenas oito há conselhos municipais da juventude ativos.

Por que não?

No Rio Grande do Sul a erva-mate conquistou no ano passado o status de patrimônio imaterial cultural, devido a sua importância como produto agrícola e por seu profundo significado social e econômico. Perguntar não ofende: o que falta para SC fazer o mesmo?

Amazônia

Escolas, ONGs e bibliotecas que atuam na educação infantil podem solicitar gratuitamente, pelo site do C6 Bank, o livro “Amazônia das Crianças”, do fotógrafo catarinense Araquém Alcântara, um dos precursores da fotografia de natureza no Brasil. Tem mais de 60 livros publicados sobre temais ambientais. A obra retrata e dá voz a 15 meninos e meninas que vivem na maior floresta tropical do mundo, com relatos inspirados no cotidiano e nas lendas da região.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo