Deputados de Joinville tomam posse na Assembleia Legislativa de Santa Catarina
Sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira em Florianópolis
Sessão ocorreu na manhã desta quarta-feira em Florianópolis
A 20ª Legislatura da Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) tomou posse nesta quarta-feira, 1º. A sessão ocorreu na sede da Alesc, no plenário Deputado Osni Régis, em Florianópolis. Quarenta deputados estaduais eleitos foram empossados na cerimônia, sendo quatro de Joinville.
O deputado Padre Pedro Baldissera (PT) presidiu a sessão de posse. Conforme o regimento interno da casa, o parlamentar com mais idade entre os de maior número de legislatura deve conduzir a cerimônia. O político escolheu os deputados Julio Garcia (PSD) e Marcos Vieira (PSDB) para compor a mesa de autoridades que vai ajudar na condução da sessão.
Após a posse dos deputados estaduais, Mauro de Nadal (MDB) foi eleito presidente da Alesc com a maioria dos votos e também foi empossado. A primeira tarefa de Mauro de Nadal (MDB) como presidente será comandar uma sessão para eleição dos demais membros da Mesa Diretora: primeiro e segundo vice-presidentes; e primeiro, segundo, terceiro e quarto secretários.
O mandato dos 40 deputados é de quatro anos e vai de 1º de fevereiro de 2023 a 31 de janeiro de 2027. Desses, 24 voltam para a Alesc após serem reeleitos, e 16 assumem pela primeira vez.
O sargento da Polícia Militar, Carlos Henrique de Lima, mais conhecido como Sargento Lima (PL), foi reeleito deputado estadual nas eleições de outubro do ano passado com 71.185 votos, o quarto mais votado no Parlamento. Desses votos, 38.547 foram de eleitores de Joinville.
Natural de Belo Horizonte (MG), Lima se mudou para Santa Catarina em 1988, tendo servido o Exército no 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville. Trabalhou também no 8º Batalhão da Polícia Militar por 18 anos, em atividade operacional.
Em 2017, foi transferido para a Polícia Militar Rodoviária (PMRv). Em 2018, concorreu pela primeira vez a uma eleição, ainda pelo extinto PSL. Ele conquistou a vaga na Assembleia Legislativa de Santa Catarina com 35.053 votos naquele ano.
Como deputado estadual, presidiu a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Respiradores, que investigou a compra de 200 aparelhos pelo governo estadual. Desde março de 2021 está no PL.
O deputado Fernando Krelling (MDB) foi reeleito nas eleições de outubro do ano passado com 54.320 votos, 31.841 deles vieram de Joinville.
Empresário no ramo de academias, Krelling é formado em Educação Física e tem pós-graduação em treinamento desportivo e também em gestão pública. Natural de Joinville, o deputado é neto de Arno Krelling, vereador de Joinville de 1973 a 1977 e de 1983 a 1989, além de ser sobrinho de Décio Krelling, também vereador de Joinville de 1989 a 1992.
Ele iniciou a vida política em 2012, quando se candidatou a vereador de Joinville pelo MDB. Krelling recebeu 1.828 votos e não conseguiu ser eleito, ficando como suplente. Entre janeiro de 2013 e março de 2016, durante a gestão de Udo Döhler, foi presidente da Fundação de Esportes, Lazer e Eventos de Joinville (Felej), atual Secretaria de Esportes do município.
Nas eleições de 2016, Krelling concorreu novamente a uma vaga na Câmara de Vereadores de Joinville. Foi eleito com 10.523 votos e assumiu o mandato no dia 1º de janeiro de 2017. No mesmo dia foi eleito presidente do Legislativo. Krelling permaneceu no cargo até 31 de janeiro de 2019.
Nas eleições de 2018, Krelling foi candidato a deputado estadual, eleito com 44.356 votos.
Matheus Cadorin (Novo) foi eleito deputado estadual dia 2 de outubro de 2022 com 12.390 votos, sendo 11.350 de Joinville. Esse será o primeiro mandato eletivo que o empresário exercerá.
Formado em relações internacionais, Cadorin tem experiência na área de gestão, com foco na aceleração de startups. Nascido em Joinville, Matheus tem 42 anos.
Foi gestor de desenvolvimento econômico de Joinville e Jaraguá do Sul e, há oito anos, é diretor-executivo dos Bombeiros Voluntários de Joinville.
Maurício Peixer (PL) não foi eleito nas Eleições de 2022. Com 22.028 votos ele garantiu a primeira suplência do advogado Estêner Soratto Júnior (PL), eleito com 25.622 votos. Embora eleito, Estêner foi chamado pelo governador Jorginho Mello (PL) para assumir a Secretaria do Estado da Casa Civil e aceitou.
Peixer vai assumir a vaga, tendo feito 18.338 votos em Joinville. Natural de Guaramirim, Maurício foi eleito sete vezes vereador de Joinville. Ele deixa um mandato na Câmara Municipal para cumprir as atividades de deputado estadual. A posse dele como deputado estadual está marcada para quinta-feira, 2, às 9h.
Administrador de empresa, Peixer chegou a ocupar a cadeira de presidente da Câmara de Vereadores de Joinville (CVJ) nos dois primeiros anos da 19ª legislatura da CVJ, no biênio de 2021/2022. Nas eleições municipais de 2020, fez 2.085 votos.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização