Deputados do Norte de SC cobram obras e auxílio do governo durante Alesc Itinerante em Joinville
Sessão aconteceu nesta terça-feira
Sessão aconteceu nesta terça-feira
Os deputados estaduais do Norte catarinense destacaram as principais demandas regionais durante a sessão desta terça-feira, 4, da Assembleia Legislativa, realizada em Joinville.
Fernando Krelling (MDB), coordenador da Bancada do Norte, elogiou a destinação de R$ 35 milhões, pelo governo do estado, para a construção de duas áreas de escape na Serra Dona Francisca, bem como o interesse do Executivo estadual em auxiliar na duplicação do eixo urbano da rua Dona Francisca.
O deputado reivindicou a continuidade das obras da Costa dos Encantos, alertou para a saturação da SC-416, principal acesso ao Porto Itapoá, e lembrou o auxílio financeiro da Secretaria de Estado da Saúde (SES) para bancar a folha de pagamentos do Hospital São José, de Joinville.
“São R$ 4 milhões por mês. O que a gente tem de fugir é da prestação de contas exorbitante. Quem sabe não achamos outro caminho para esse dinheiro chegar ao hospital?”, ponderou Krelling.
Matheus Cadorin (Novo) reforçou os discursos do colega e solicitou a atenção do governo do estado para a Serra Dona Francisca, para a SC-416 e para o Ceasa de Joinville. Cadorin ainda pediu ao governo federal uma solução para o caos na BR-101 Norte e agilidade nas obras da BR-280.
Dr. Vicente Caropreso (PSDB) reclamou da situação da BR-101, elencando os vários gargalos existentes no trecho entre Joinville e Florianópolis. Também cobrou uma solução para o impasse ambiental que trava as obras da Costa dos Encantos e elogiou a duplicação da BR-280 e as obras na SC-108, de Guaramirim a Massaranduba.
O representante de Jaraguá do Sul ainda pediu aos gestores dos municípios da região Norte atenção ao planejamento urbano, haja vista as recorrentes cheias que impactam o Sul do Brasil.
Luciane Carminatti (PT) pediu uma solução para o pedido de vistas ao projeto de lei 267/2022, que altera vários artigos da lei 16.861/15, que trata da admissão de pessoal por prazo determinado, os ACTs, e que atualmente tramita na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ).
Entre as alterações, destaque para a vigência do concurso por dois anos ao invés de um, com a possibilidade de renovação por mais um ano; prova escrita, de títulos e contagem do tempo de serviço; conclusão do processo de seleção até setembro; chamamento em dezembro; e permissão para os professores pais acompanharem o tratamento dos filhos.
Maurício Peixer (PL) elogiou a decisão da mesa de celebrar os 190 anos do parlamento com sessões itinerantes, como a que aconteceu nesta terça-feira em Joinville, e rememorou conquistas da sua vida pública, principalmente os 27 anos em que exerceu o cargo de vereador.
Entre as muitas ações elencadas por Peixer, destaque para o projeto SOS Nascentes, cujo objetivo é preservar os mananciais de abastecimento de água de Joinville, no caso os rios Quiriri e Piraí.
Sargento Lima (PL) voltou a criticar a decisão da Conab de importar arroz para impedir a alta dos preços do produto no mercado interno, haja vista o impacto das enchentes no Rio Grande do Sul, maior produtor de arroz do país.
“Até agora o Ministério da Agricultura não respondeu aos produtores de arroz do Rio Grande do Sul em relação à compra de arroz de outros países”, pontuou Lima, acrescentando que não há risco de desabastecimento, uma vez que 83% da safra gaúcha foi colhida antes do desastre de maio.
Segundo Lima, os produtores de arroz têm condições de abastecer o mercado interno sem trazer o grão da Ásia, plantado com agrotóxicos proibidos no Brasil e com uso de mão de obra infantil.
Com a licença de 30 dias de Lunelli (MDB), assumiu o mandato de deputado o suplente Cleiton Fossá (MDB), de Chapecó, que prestou juramento prometendo defender e cumprir a Constituição Federal e a Estadual, além de honrar o mandato outorgado pelo povo.
Fossá destacou o fato de a posse ocorrer em uma sessão itinerante em Joinville, agradeceu a Deus, à família e aos eleitores e lembrou o tempo em que foi entregador do jornal Diário Catarinense, em Chapecó.
O deputado, que já exerceu dois mandatos de vereador na capital do Oeste, defendeu o fortalecimento do agronegócio e da infraestrutura, como a BR-282 e o aeroporto Serafim Bertaso; ponderou a importância de creches para os filhos dos trabalhadores em frigoríficos, da energia trifásica no interior e de uma solução definitiva para a falta de água em Chapecó.
“O rio Chapecozinho está secando”, reconheceu Fossá, que sugeriu buscar água no rio Uruguai.
Os deputados Altair Silva (PP), Fernando Krelling (MDB), líder da Bancada, Paulinha (Podemos), Emerson Stein (MDB), Luciane Carminatti (PT), Marcos Vieira (PSDB), Tiago Zilli (MDB), Fabiano da Luz (PT), Volnei Weber (MDB), Jair Miotto (União), Mário Motta (PSD) e Claudio Humberto (PL) parabenizaram Fossá pela posse e desejaram-lhe êxito no mandato.
Leia também:
1. Homem é preso suspeito de envolvimento em decapitação em Araquari
2. Saiba quem é o empresário e ex-diretor da Odebrecht vítima de queda de avião em SC
3. Felipe Ximenes nega conversas para assumir cargo no JEC após encontros com diretoria
4. Confira a previsão do tempo em Joinville nesta quarta-feira
5. Campus da UFSC em Joinville é batizado em homenagem a Luiz Henrique
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: