X
X

Buscar

Desempenho de Joinville no Jasc está em queda desde 2017; secretário avalia

Foram apenas 65 pontos conquistados na edição deste ano

Após três edições na sexta posição, Joinville finalizou na oitava colocação dos Jogos Abertos de Santa Catarina (Jasc) em 2022. Com o resultado, o desempenho joinvilense segue em queda.

A última vez em que Joinville ficou na quarta posição do Jasc foi em 2017, quando conquistou 104 pontos. Desde 2018, a cidade alcançava sempre a sexta posição. Em 2020, o Jasc não foi realizada devido à pandemia da Covid-19.

Veja o retrospecto de Joinville no Jasc:

  • 2022: oitava colocação com 65 pontos;
  • 2021: sexta posição com 73 pontos;
  • 2020: não teve edição do Jasc;
  • 2019: sexta posição com 86 pontos;
  • 2018: sexta posição com 92 pontos;
  • 2017: quarta posição com 104 pontos;

“Não estamos felizes com o resultado, estamos trabalhando no dia a dia para melhorar”, comenta o secretário de Esportes de Joinville, André Mattos. Para ele, vários fatores causaram o mau desempenho.

O secretário cita que a estratégia de algumas cidades foi contratar atletas para a competição. Ele explica que Joinville tem um trabalho de formação de atletas.

Continua após o anúncio

Para isso, André informa que o programa de bolsa desportiva foi remodulado, com reajuste no valor e abertura para mais modalidades. “Não nos brilha os olhos ter um troféu sem ter um investimento na cidade”, comenta. Ele também justifica que os resultados são decorrentes de “fatores do dia da competição”.

Bom desempenho da natação

Apesar da colocação final no Jasc, André acredita que é possível tirar bons resultados da competição. A equipe da natação feminina de Joinville foi campeã geral da modalidade.

A delegação joinvilense era composta por 400 atletas de 27 modalidades. “Tiveram toda a estrutura, como alimentação e transporte”, comenta o secretário.

Ele também comenta que os atletas joinvilenses participam de outras competições além do Jasc. André ressalta a força do esporte na cidade, ao citar o JEC Futsal, atual campeão da Taça Brasil, o Joinville Vôlei, que está com um novo projeto e conseguiu classificação para jogar a Superliga B, e por último o HandVille, que joga a Liga Nacional de Handebol.

– Assista agora:
Confira dicas para decorar sua árvore de Natal e fazer laços decorativos