Destaque pelo mundo, jovem bailarina volta ao Festival de Dança e sonha em representar Brasil em competição na Suíça
Luíza Caldeira é mineira e tem 14 anos
Luíza Caldeira é mineira e tem 14 anos
Luíza Caldeira, de apenas 14 anos, é uma jovem bailarina que vem conquistando prêmios importantes e emocionando plateias por onde passa. Natural de Divinópolis, em Minas Gerais, Luíza iniciou sua trajetória na dança aos 3 anos e desde então vem construindo uma carreira marcada por talento, disciplina e superação, e retorna ao Festival de Dança de Joinville em 2025.
Além disso, ela é embaixadora do Festival Garten de Dança. Ela foi destaque no Festival de Dança de Joinville 2024, onde conquistou o primeiro lugar na categoria Neoclássico e o terceiro em Variação de Repertório, além de ter sido indicada ao prêmio de Melhor Bailarina.
Ainda este ano, venceu o Youth America Grand Prix (YAGP) Brasil, o que lhe rendeu uma bolsa para uma renomada escola de dança na Alemanha. Também foi finalista da etapa mundial do YAGP em Nova York, onde recebeu mais uma bolsa de estudos, desta vez para uma tradicional escola nos Estados Unidos.
Apesar das oportunidades internacionais, Luíza e sua família optaram por permanecer no Brasil, priorizando o amadurecimento artístico e emocional em uma escola cuidadosamente escolhida. O grande sonho, agora, é se preparar para competir em 2026 no Prix de Lausanne, na Suíça — uma das mais prestigiadas competições de balé do mundo, considerada a “Copa do Mundo” da modalidade.
Ela começou a dançar aos 3 anos, fez sua primeira apresentação aos 5 e, aos 11, passou a competir em festivais pelo Brasil. Já recebeu bolsas para estudar na Alemanha e nos EUA, mas seu grande sonho é representar o Brasil no Prix de Lausanne em 2026.
“Tudo o que estamos vivendo é resultado de muito trabalho, fé e sacrifício em família. Seguimos firmes, porque já vemos os frutos do esforço florescendo”, afirma a bailarina, que hoje vive com a mãe no estado de São Paulo, enquanto o pai e o irmão continuam em Minas Gerais, apoiando a distância.