+

Destino de animais do zoológico do Beto Carrero é fiscalizado pelo MP-SC

Órgão de defesa ambiental do estado deve prestar informações sobre os animais remanescentes no zoológico do parque

Destino de animais do zoológico do Beto Carrero é fiscalizado pelo MP-SC

Órgão de defesa ambiental do estado deve prestar informações sobre os animais remanescentes no zoológico do parque

Bernardo Gonçalves | Revisão

O Ministério Público de Santa Catarina (MP-SC) instaurou uma notícia de fato para apurar a destinação dos animais retirados do parque Beto Carrero World em consequência do fechamento do zoológico. A fim de subsidiar a investigação, a Promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar enviou ofícios ao Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA) e à procuradora da empresa J.B. World Entretenimento S/A – Parque Beto Carrero World – solicitando esclarecimentos.

O ofício da 1ª Promotoria de Justiça solicita que, em dez dias, o órgão de defesa ambiental do estado preste informações sobre os animais remanescentes no zoológico do parque, bem como sobre as devidas autorizações para deslocamento e remoção.

A procuradora da empresa J.B. World Entretenimento S/A tem o mesmo prazo para informar ao MP-SC a relação dos animais que habitaram o zoológico nos últimos 12 meses, especificando os que já foram retirados e os que permanecem no local, o destino deles e as respectivas licenças do IMA para a operação.

“Chegou ao conhecimento do órgão ministerial que o zoológico do Parque Beto Carrero World está em iminência de fechamento, havendo necessidade de apurar acerca da destinação adequada dos animais, de forma a resguardar-lhes a necessária proteção e bem-estar, bem como sobre a devida autorização do órgão gestor de fauna do Estado de Santa Catarina (IMA)”, completa a Promotora de Justiça Daniela Carvalho Alencar.

O Ministério Público aguarda a resposta do IMA e do parque sobre o assunto. Para auxiliar na apuração da destinação dos animais do zoológico, a 1ª Promotoria de Justiça de Penha solicitou apoio ao Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais (GEDDA) do MP-SC.

Grupo Especial de Defesa dos Direitos dos Animais

O GEDDA contribui com suporte técnico e jurídico à atuação das Promotorias de Justiça e junto às entidades que atuam no setor. A intenção do grupo é intensificar ações em defesa de animais domésticos, silvestres, exóticos e da própria saúde pública.

Além disso, estimula o desenvolvimento de trabalhos de educação ambiental tanto da sociedade quanto das instituições, promovendo políticas públicas que garantam o direito dos animais.

Leia também:
1. Da Venezuela ao Brasil: carta ao Proerd inspira coreografia premiada no Festival de Dança de Joinville
2. VÍDEO – “Ato de covardia”: padaria em Joinville é vandalizada por ex-funcionário
3. Empresa de Joinville firma parceria com Giovane Gávio, bicampeão olímpico de vôlei
4. Indústria de Joinville Döhler SA anuncia novo diretor industrial
5. Prefeitura convoca responsáveis por sepulturas em cemitério no Fátima, em Joinville


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo