Detento recebe primeira certidão de nascimento no aniversário de 39 anos, em Joinville
Juiz João Marcos Buch recebeu o pedido há cerca de um ano
Um detento recebeu a primeira certidão de nascimento ao completar 39 anos na última sexta-feira, 10, em Joinville. O documento veio do juiz titular da Vara de Execução Penal de Joinville, João Marcos Buch, que recebeu o pedido há cerca de um ano.
Em conversa com o jornal O Município Joinville, Buch conta que é comum que detentos não possuam esse tipo de documento. Quando ele recebeu o pedido, disse que estaria disposto a fazer o possível para realizá-lo.
Buch também diz que o processo da emissão da certidão é burocrático e necessita de testemunhas, se tornando ainda mais difícil pelo registro do homem ser tardio. Coincidentemente o documento ficou pronto poucos dias antes do aniversário do homem, assim veio a decisão de entregar como um presente.
O juiz afirma que por ser alguém que representa a lei, entende que tem o dever de ajudar pessoas em vulnerabilidade, para que elas alcancem a cidadania e que mais tarde, ao saírem da prisão, consigam ingressar na sociedade.
Em uma postagem nas redes sociais sobre o acontecido, ele escreveu que “os direitos fundamentais precisam ser garantidos a todos”.
Leia também:
1. VÍDEO – Conheça as histórias de quatro casarões icônicos de Joinville que vão surpreender você
2. VÍDEO – Acidente entre carretas causa filas na BR-101, em Joinville
3. Mulher que matou traficante de drogas a marretadas é condenada em Joinville
4. Justiça arquiva caso de suposta irregularidade de jogadores do Hercílio Luz no Catarinense
5. Casal é assassinado dentro de casa em São Francisco do Sul
– Assista agora:
Imponente Palacete Schlemm, de Joinville, tem detalhes criados pelo artista alemão Fritz Alt