Dia de Finados: limpeza de túmulos deve ser menor por conta da Covid-19
Banheiros químicos e venda de alimentos estão proibidos nos cemitérios
Banheiros químicos e venda de alimentos estão proibidos nos cemitérios
A limpeza nos túmulos dos cemitérios de Joinville para o Dia de Finados está menor do que nos últimos anos. É o que afirma Dayane Bento, gerente de Concessões da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente do município.
Ela ressalta que a pandemia da Covid-19 é o fator para que menos famílias e responsáveis vão ao local. “Até o número de reclamações está abaixo”, diz.
A menor presença de público não será a única diferença na data. O comércio de ambulantes nos locais também será impactado. Neste ano, os comerciantes credenciados poderão vender apenas flores e velas. Alimentos estão proibidos.
Além disso, outra mudança é a proibição de banheiro químicos. “A ideia é evitar a aglomeração de pessoas em torno e dentro dos cemitérios”, explica Dayane. “As pessoas precisam fazer uma homenagem ao ente querido e voltar para a casa”, reforça.
Na semana passada, a fiscalização da Prefeitura de Joinville orientou trabalhadores autônomos que lavam túmulos sobre como evitar aglomerações e o que está proibido no local.
“Está liberado limpar as túmulos quando as famílias contratam os serviços de limpeza, o que não pode é fazer funções nas instalações do local, como imóveis públicos”, destaca a gerente.
A limpeza promovida pela prefeitura, porém, não deve sofrer alterações. A partir da semana que vem, caminhões pretendem recolher os lixos e o município fará a limpeza da vegetação.
A manutenção das sepulturas nos dez cemitérios públicos de Joinville devem ser feitas até o dia 25 de outubro.
Depois disso, até o dia 2 de novembro, não será permitida a realização de qualquer tipo de serviço nos cemitérios, sendo liberada apenas a visitação e ornamentação dos túmulos.
No Dia de Finados, o acesso de veículos ao interior dos cemitérios só será autorizado para idosos e pessoas com deficiências ou com mobilidade reduzida.
Segundo a gerente de Concessões da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, os cemitérios de Joinville possuem centenas de túmulos abandonados.
Apenas no Cemitério Municipal, conforme dados de outubro de 2019, são 2 mil sepulturas sem manutenção.
Dayane afirma que a prefeitura pode tomar os túmulos que estão a mais de 20 anos sem manutenção. Temos dificuldades em localizar as famílias ou pessoas responsáveis.
Em cemitérios maiores, pelo fato dos imóveis serem antigos, aumenta a dificuldade para encontrar os responsáveis.
Nos próximos meses, a prefeitura deve fazer um edital sobre o abandono de sepulturas. O objetivo é acionar familiares e, se não forem localizados, torná-las novamente propriedade do município.