Dia Mundial do Rim: Pró-Rim promove ação com orientações e serviços de saúde gratuitos

Evento acontecerá nesta quinta-feira, 10

Dia Mundial do Rim: Pró-Rim promove ação com orientações e serviços de saúde gratuitos

Evento acontecerá nesta quinta-feira, 10

Redação O Município Joinville

Nesta quinta-feira, 10, será comemorado o Dia Mundial do Rim, campanha global que tem como objetivo conscientizar a população sobre as doenças renais.

Em Joinville, a Fundação Pró-Rim realizará na data uma ação no Shopping Mueller, das 10h às 22 horas, com orientações de profissionais sobre a prevenção a doença renal, aferição de pressão arterial, distribuição de material informativo; e em parceria com o Laboratório Proll Med, estará realizando o exame de glicemia e o cadastro para o exame de creatinina.

Tema

Com o tema “Saúde dos Rins para Todos: educando sobre a doença renal”, a campanha tem como foco disseminar as informações sobre a doença renal para a população, principalmente sobre prevenção e o diagnóstico precoce da doença.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), entidade que promove a campanha no País, uma em cada 10 pessoas em todo mundo possui alguma doença renal, que se não diagnosticada e tratada de forma correta pode ser mortal. “Vale ressaltar que doença renal crônica não tem cura! O paciente diagnosticado com a doença deve seguir o tratamento ao longo da sua vida, seja com a diálise ou o transplante renal”, enfatiza o médico nefrologista e Presidente da Pró-Rim, Dr. Marcos Alexandre Vieira.

Doença Renal Crônica

A doença renal crônica (DRC) se caracteriza por lesão nos rins que se mantém por três meses ou mais, com diversas consequências, pois os rins têm muitas funções, como regular a pressão, filtrar o sangue, eliminar as toxinas do corpo, controlar a quantidade de sal e água do organismo, produzir hormônios que evitam a anemia e as doenças ósseas.

De acordo com o Dr. Marcos Vieira, em geral, nos estágios iniciais a DRC é silenciosa, ou seja, não apresenta sintomas ou são poucos e inespecíficos. “Normalmente a doença é identificada no seu estágio mais avançado, quando em muitos casos a pessoa irá necessitar da diálise, por isso a importância do diagnóstico precoce”, enfatiza o nefrologista.

Confira mais informações sobre a campanha no site.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo