+

Diocese de Joinville cria campanha para incentivar o voto consciente durante as eleições

Série de vídeos animados explicam o que é política, importância do voto, funções de um vereador e prefeito, entre outros assuntos

Diocese de Joinville cria campanha para incentivar o voto consciente durante as eleições

Série de vídeos animados explicam o que é política, importância do voto, funções de um vereador e prefeito, entre outros assuntos

Fernanda Silva

Durante os meses de outubro e novembro, a Diocese de Joinville lançou uma campanha de vídeos animados chamada Meu Voto Importa. O objeto foi conscientizar o cristão a votar de forma consciente, pelo exercício correto da política, “que contribui para a construção de uma sociedade justa e fraterna.”

A campanha foi lançada por uma parceria entre a Diocese de Joinville e a Regional Sul 4 da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Foram quatro vídeos divulgados semanalmente. Em cada episódio um tema foi desenvolvido, entre eles: a definição de política, diferença entre política partidária e políticas públicas, Estado laico, como ser um eleitor consciente, como denunciar irregularidades, as funções de vereador e prefeito e, por fim, como as pessoas podem identificar uma notícia falsa.

De acordo com a Diocese de Joinville, a ideia inicial era entregar as orientações por meio de uma cartilha. Com o contexto de pandemia, a proposta foi reformulada e deu lugar a série de vídeos.

O “bônus” da ideia foi a didática: simples, prática e que também pode ser direcionada para as crianças. “A ideia era que o material pudesse ser de fácil compreensão e acessível por pessoas de qualquer idade. Por esse motivo surgiu a ideia de fazer em formato de animação”, conta a Diocese.

Papel da Igreja na política

Os fiéis dificilmente questionam as igrejas sobre assuntos políticos, afirma a Diocese. Mas, quando o fazem, a principal dúvida é em relação ao posicionamento da Igreja, que não apoia nenhuma candidatura e nem se alia a algum partido.

Porém, a instituição religiosa entende que existe um compromisso político e que a discussão do tema é necessária, principalmente durante as eleições. Por isso, optaram por criar a campanha, não para induzir ao voto, mas orientar a população a escolher seus representantes com responsabilidade.

Ainda de acordo com a Diocese, a Igreja possui uma doutrina social, que indica princípios como, por exemplo, igualdade e dignidade a todas as pessoas, respeito à vida humana, solidariedade, bem comum e destinação universal dos bens.

“Queiramos ou não, a política interfere na nossa vida e como vivemos em comunidade”, cita o bispo Francisco Carlos Bach em um dos vídeos da série.


Quer receber notícias diretamente no seu celular? Clique aqui e entre no grupo de WhatsApp do jornal

Prefere ficar bem informado pelo Telegram? O jornal tem um canal de notícias lá. Clique aqui para participar

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo