Diocese de Joinville divulga programação de Páscoa com diversas restrições
Celebrações devem respeitar medidas para conter o avanço da Covid-19
Celebrações devem respeitar medidas para conter o avanço da Covid-19
Nesta quinta-feira, 18, a Diocese de Joinville divulgou o calendário de ações para a Semana Santa, que antecedem a celebrações de Páscoa, com diversas restrições e alterações por conta da pandemia de Covid-19.
O bispo de Joinville, Dom Francisco Carlos Bach, divulgou um documento com orientações para padres e fiéis da região.
Celebrações tradicionais como o Domingo de Ramos, a Missa dos Santos Óleos, o Rito do Lava-pés e a Adoração da Santa Cruz, foram adequadas para garantir a segurança de todos.
“Vivemos um momento muito difícil em razão da pandemia acentuada e suas consequências. Conclamamos a todos para que observem as normas sanitárias decretadas pelos governos estadual e municipais”, destaca o bispo.
Procissões e carreatas não devem ser realizadas nas ruas. Todas as celebrações e os momentos devocionais da Semana Santa devem ser realizados no interior das igrejas, observando-se as normas estabelecidas.
Celebração do Sacramento da Penitência devem ser evitados os mutirões de confissões e ser observado o máximo cuidado sanitário nas confissões.
Liturgia Eucarística deve respeitar o cuidado sanitário na distribuição da comunhão.
No Domingo de Ramos, em 28 de março, os fiéis devem levar os próprios ramos, pois estes não serão distribuídos nas igrejas.
Na procissão para o presbitério, devem seguir apenas o presidente da celebração, possíveis concelebrantes e assistentes, respeitando o distanciamento social. A missa será realizada.
A missa dos Santos Óleos, às 15 horas do dia 31 de março, será presidida pelo bispo Dom Francisco, com participação restrita aos padres. A celebração será transmitida pelas redes sociais da Diocese.
a missa da Ceia do Senhor, 1º de abril, por exigir presença física e contato entre pessoas, o Rito do Lava-pés não será realizado neste ano.
No final da celebração, depois da oração após a comunhão, também não ocorrerá a transladação do Santíssimo Sacramento.
A Sexta-feira Santa, no dia 2 de abril, terá somente a procissão e o desvelamento da cruz. Não será permitido beijar a cruz ou qualquer outro contato físico.
No Sábado Santo, Os fiéis são orientados a fazer recolhimento e oração pessoal ou em família.
Já o Domingo da Páscoa, em 3 de abril, a Celebração da Luz não se deve acender o “fogo novo”, mas somente o Círio Pascal.
Os fiéis devem estar acomodados nos bancos, em seus devidos lugares. A procissão de apresentação do Círio Pascal será realizada conforme o costume, mas respeitando as normas sanitárias.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: