Diocese de Joinville orienta fiéis sobre prevenção ao coronavírus durante as missas
Uma das orientações da igreja é que Eucaristia seja entregue na mão do fiel
Uma das orientações da igreja é que Eucaristia seja entregue na mão do fiel
Após a confirmação da Secretaria de Estado da Saúde de dois casos de coronavírus em Santa Catarina, a Diocese de Joinville publicou um comunicado com orientações para as pessoas que frequentam as missas.
Neste momento, a recomendação é que a população tenha cuidado com a higiene, lavando as mãos frequentemente com água e sabão, cobrindo o nariz e a boca ao espirrar com um lenço de papel descartável, manter os ambientes ventilados e por isso a orientação é que portas e janelas de Igrejas ou espaços usados para reuniões e encontros fiquem abertas. Além disso, é necessário evitar tocar olhos, nariz e boca e compartilhar objetos pessoais.
Com relação à realização de Missas e Celebrações, a igreja orienta que não sejam dadas as mãos durante a oração Pai Nosso, que não seja feito o momento do abraço da paz e que a Eucaristia seja entregue na mão do fiel.
As pessoas também devem ficar atentas aos seguintes sintomas: tosse e falta de ar, dores musculares e de cabeça, confusão mental, irritação na garganta e desconforto no peito.
Como a Organização Mundial da Saúde (OMS) classificou o contágio do coronavírus como uma pandemia, nem sempre as pessoas com suspeita da doença precisam necessariamente ter viajado ou mantido contato com um paciente infectado.
É considerado uma pandemia quando o vírus está espalhado em todos os continentes e não há como controlar o contagio.