Diocese de Joinville recebe relíquia de São Francisco Xavier do Vaticano
Relíquia foi entregue na última terça-feira
Relíquia foi entregue na última terça-feira
Na última terça-feira, 8, a Diocese de Joinville recebeu das mãos do padre Jesuíta, Ednardo Serafim, uma relíquia de São Francisco Xavier, padroeiro da Catedral e da diocese do município. A relíquia veio do Vaticano, sede da Igreja Católica Romana.
A relíquia é um pequeno fragmento do barrete que São Francisco Xavier utilizava quando seu corpo foi exumado, em 1956. Com o objeto, um certificado de autenticidade foi entregue, comprovando a origem da relíquia.
Para que a relíquia chegasse a Joinville, foi realizado um pedido ao padre Pascual Cebollada, SJ, postulador da Companhia de Jesus junto ao Dicastério para as Causas dos Santos, no Vaticano, e ele pediu para que a relíquia fosse entregue em mãos na Diocese de Joinville.
Conforme as palavras do padre Ednardo, esse é um símbolo do dinamismo missionário de São Francisco Xavier que agora faz parte da diocese. “A relíquia possui esse significado: é um sinal que nos aproximam daquela pessoa que a usou, e nesse caso, nos aproximo de São Francisco Xavier, que utilizou o barrete do qual foi retirado este fragmento, e que o levava consigo com um grande ardor missionário”, relata o padre Ednardo.
Barrete é uma espécie de “chapéu” que era muito usada antigamente por padres jesuítas. Possui um formato quadrangular e quase sempre traz um pompom no topo. Tem como significado indicar a autoridade do clérigo em determinadas situações e celebrações.
Casa de bispo a hotel: a fascinante história do Palácio Episcopal de Joinville”: