Diocese de Joinville vence prêmio nacional de comunicação

Série “Meu Voto Importa” foi premiada na categoria Iniciativa nas Redes Sociais

Diocese de Joinville vence prêmio nacional de comunicação

Série “Meu Voto Importa” foi premiada na categoria Iniciativa nas Redes Sociais

Redação

Uma série produzida pela Diocese de Joinville foi premiada em um prêmio nacional de comunicação da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Os vencedores da 53ª edição dos Prêmios de Comunicação foram divulgados nesta quarta-feira, 20.

Os setores de comunicação da Diocese de Joinville e da CNBB Sul 4 venceram na categoria “Iniciativa nas Redes Sociais” do “Prêmio Dom Luciano Mendes de Almeida”, com a série “Meu Voto Importa”, inspirada nas orientações dos bispos de Santa Catarina para as Eleições 2020.

Produção

Assinam a autoria e a produção da série os profissionais Carolina Oliveira, Eduardo Schmitz e Tatiana Sabatke, da Diocese de Joinville, e Franklin Machado, da CNBB Sul 4. Para os autores da série premiada, o reconhecimento concedido pela CNBB demonstra a importância de discutir o tema com a comunidade.

“Sabíamos que precisávamos produzir um material com linguagem acessível para todos os públicos e que despertasse o interesse das pessoas. Os vídeos em formato de animação, com personagens que fazem parte do cotidiano da Igreja, trazem reflexões importantes sobre a função dos poderes Legislativo e Executivo e a responsabilidade de cada cristão ao escolher o seu representante na hora de votar”, conta o jornalista Franklin Machado.

Segundo ele, foi grande o trabalho para preparar os roteiros, gravar, editar, criar e animar os personagens, “mas, com certeza, cumprimos o nosso papel como comunicadores”. Dom Francisco Carlos Bach, que é presidente da CNBB Sul 4 e bispo da Diocese de Joinville, reforça a necessidade de conteúdos que orientem os fiéis de acordo com a doutrina social da Igreja.

Veja momento da revelação dos ganhadores:

Papel fundamental do eleitor

A Diocese de Joinville, em parceria com o Regional Sul 4 da CNBB, estreou a série “Meu voto importa” no dia 1º de outubro de 2020. Foram quatro vídeos, divulgados semanalmente, que explicaram a importância de o eleitor estar ciente do seu papel fundamental nas eleições para a escolha dos representantes.

O tema do primeiro vídeo foi “O que é política?” O segundo fez uma abordagem sobre o eleitor consciente e como ele poderia denunciar caso presenciasse alguma irregularidade. Na sequência, foi explicada a diferença entre as funções de vereador e prefeito. O último episódio mostrou como identificar uma notícia falsa.

Em formato de animação, o texto foi simples e prático, destacando conversas sobre política que aconteciam durante encontros familiares e também pelas redes sociais. O principal objetivo foi orientar o cristão sobre a diferença entre os poderes e as responsabilidades de cada um, como checar se uma informação era verdadeira ou não e também como denunciar alguma irregularidade.

Em todos os processos eleitorais, a Igreja fornece subsídios para os cristãos católicos, normalmente em material impresso. Em 2020, devido à pandemia, o conteúdo foi produzido em formato de vídeo que foi disponibilizado nas redes sociais, site e também para as paróquias.

O texto-base do documento foi escrito pelos bispos do Regional Sul 4 e o material em vídeo foi desenvolvido em parceria entre a equipe de comunicação da Diocese de Joinville e do Regional.


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo