X
X

Buscar

Disneylanches: relembre tradicional lanchonete de Joinville dos anos 70

Filho do dono da lanchonete, Roberto Baggio seguiu passos do pai no tradicional negócio da família

Na década de 1970, muitos moradores de Joinville frequentaram a Disneylanches, tradicional lanchonete da cidade. O proprietário era Norival Leonor Baggio, que trabalhava junto com os filhos Raimundo Baggio Neto e Roberto Baggio.

O estabelecimento, localizado na rua do Príncipe, em frente à praça Nereu Ramos, era o ponto de encontro de funcionários de bancos da região, que iam à lanchonete para tomar café da manhã.

Roberto, 65, tinha apenas 9 anos quando começou a ajudar o pai nos serviços da lanchonete. Ele herdou a tradição da família e, após algumas décadas, voltou a trabalhar no ramo de restaurantes. Atualmente, ele é proprietário da Baggio Sorveteria e Restaurante, na Enseada, em São Francisco do Sul.

O filho de Norival relembra bons momentos com a família na Disneylanches. O pai de Roberto faleceu aos 65 anos. “Tínhamos bom movimento, principalmente no café da manhã, com o pessoal que trabalhava nos bancos. A lanchonete abria de manhã, logo cedo, e ficava aberta até meia-noite”, conta Roberto.

Acervo da família de Roberto Baggio

O nome Disneylanches é inspirado em uma ideia do tio de Roberto, que também era sócio da lanchonete. Quando visitou os Estados Unidos na década de 1960, decidiu trazer um pouco do modelo das lanchonetes americanas para Joinville. As canecas da Disneylanches tinham emblemas do Mickey e outros itens personalizados.

Aos 18 anos, Roberto deixou de trabalhar no estabelecimento. Ele se formou como técnico em Mecânica e começou a trabalhar na Tupy, local em que atuou por 20 anos, antes de retomar com o tradicional negócio da família.

“Eu estudava de manhã e, ao meio-dia, quando saía da escola, trabalhava lá com o meu pai na Disneylanches. Eu comecei como lavador de louça e fui aprendendo. Depois, passei para garçom, caixa, gerente, me formei e fui trabalhar em outro lugar para ver como era”, conta.

Outro restaurante tradicional que foi aberto posteriormente pela família era o Restaurante Castelinho. Entretanto, o estabelecimento fechou quando foi aberta a avenida Juscelino Kubitscheck. Assim, o restaurante foi demolido.

A Disneylanches foi vendida por meados dos anos 80, quando Norival se aposentou. Os dois filhos já trabalhavam em outros lugares e, após receber uma proposta, o pai de Roberto decidiu vender o estabelecimento.

Restaurante Castelinho. Foto: Acervo da família de Roberto Baggio

Lembranças de clientes

Quem também tem boas lembranças da Disneylanches guardadas na memória são os antigos clientes da lanchonete. Mario Sergio Kumlehn, que hoje em dia mora em Blumenau, frequentava o local dos 6 aos 8 anos.

“Na Disneylanches, éramos servidos no balcão, que tinha banquetas fixas. Meu pai apreciava o prato especial, que era um bife frito, servido com arroz, fritas e salada de tomate e alface”, relembra.

Ele comenta que ia à lanchonete junto com a família aos sábados à noite. Mario conta ainda que a lanchonete ficava a duas quadras de distância da casa em que seu pai nasceu.

“Sempre após o lanche meu pai e minha mãe ficavam conversando e tomando a tradicional cervejinha. Enquanto isso, eu e meu irmão mais novo íamos para a calçada brincar e ver o movimento”, conta.

Acervo da família de Roberto Baggio

Leia também:
VÍDEO – Estagiária é demitida após gravar dancinha do TikTok com uniforme do trabalho em SC
Previsão do tempo: clima pode mudar nesta quarta-feira em Joinville
Saiba como estão investigações de homicídio de adolescente no Jardim Paraíso, em Joinville
Bombeiros atualizam informações sobre o caso de homem que desapareceu no rio em Botuverá
Motociclista é encaminhado ao hospital após colidir com ônibus em Blumenau


Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:

WhatsApp | Telegram


• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube