Prefeitura de Joinville/Divulgação
Divulgação de horários de médicos do SUS pode virar obrigatória em Joinville; entenda projeto
Medida visa otimizar o funcionamento das unidades de saúde e tornar o atendimento acessível para a população
Está em análise na Câmara de Vereadores de Joinville um projeto de lei que torna obrigatória a divulgação dos horários de atendimento dos profissionais do Sistema Único de Saúde (SUS) do município. O projeto é de autoria do vereador Brandel Junior (PL).
O projeto de lei 46/2025 obriga os postos de saúde e Unidades de Pronto Atendimento (UPA) a exibirem, de forma visível e atualizada, informações como nomes, especialidades e horários de atendimento de todos os profissionais de cada unidade do município. A proposta exige que as informações sejam constantemente atualizadas para refletir com precisão a realidade do atendimento.
Justificativa do projeto
O objetivo, de acordo com a justificativa do projeto, é “facilitar o acesso à informação, evitar deslocamentos desnecessários e reduzir filas”. Para o vereador, a medida “deve minimizar conflitos e insatisfações entre os usuários, garantindo que os pacientes saibam com antecedência dos atendimentos disponíveis, sem precisar esperar longos períodos para obter essa informação”.
Além disso, a proposta também visa atender a um público que não tem acesso fácil a plataformas digitais, promovendo inclusão e igualdade no acesso à informação.
Segundo o autor, “a medida pretende otimizar o funcionamento das unidades de saúde, tornar o atendimento mais organizado e acessível para a população”.
O projeto agora será analisado pelas comissões técnicas da Câmara.
Assista agora mesmo!
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: