Documentário sobre antigo hospício de Joinville estreia nesta quinta-feira
Filme conta a história do Abrigo de Alienados Oscar Schneider
O documentário “Memórias Invisíveis”, com direção e produção de Joinville, será lançado e exibido nesta quinta-feira, 16. A obra joinvilense conta a história do Abrigo de Alienados Oscar Schneider, instituição construída aos fundos do Cemitério Municipal, em 1923, que recebeu, por quase 20 anos, pessoas consideradas “loucas”, encaminhadas ao local por ordem do Estado ou de suas famílias.
Dirigido por Ebner Gonçalves, o filme tem roteiro e produção desenvolvido por Mariana Zabot Pasqualotto, autora também de uma pesquisa sobre o tema. Ela explica que o objetivo é discutir sobre como Joinville lidou com questões relacionadas à saúde mental. “Pessoas eram confinadas sem nenhum tipo de tratamento médico e em condições sanitárias inadequadas”, afirma.
De acordo como Mariana, além de moradores de Joinville, pessoas de outras cidades da região também eram colocadas no abrigo de alienados, que funcionou até 1942.
Ela ressalta que o local tinha uma situação péssima. “Condições desumanas. E após seu fechamento, as pessoas foram removidas para a recém-criada Colônia Santana, próxima a Florianópolis”, conta.
Para Ebner, o documentário tem a função de discutir um fato pouco conhecido na cidade e, muitas vezes, as autoridades municipais têm dificuldades para lidar. “É uma denúncia sobre a história da ‘loucura’ em Joinville. O que representava a existência desse abrigo”, analisa.
Ingressos e regras contra Covid-19
A estreia será no Sesc, às 19h, com entrada gratuita. O filme tem 33 minutos de duração e, após a exibição, haverá um debate com a historiadora Arselle Fontoura e diretor de teatro Robson Benta.
Os ingressos podem ser retirados uma hora antes do evento, sujeito à lotação.
No local, é obrigatório a apresentação do comprovante de vacinação completa contra a Covid-19 e o uso de máscaras durante o evento.
Assista ao trailer:
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube