Documentário sobre Canal do Linguado tem sessão de cinema gratuita em Joinville

Obra aborda questões ambientais e sociais do aterramento na Baía da Babitonga

Documentário sobre Canal do Linguado tem sessão de cinema gratuita em Joinville

Obra aborda questões ambientais e sociais do aterramento na Baía da Babitonga

Fred Romano | Revisão

Depois da estreia, em janeiro, em unidades do CRAS, CEU Aventureiro e na Amorabi, o documentário “Canal do Linguado” volta a ser exibido, desta vez na tela grande. Nesta quinta-feira, 29, o filme de Maicon Aloncio ganha sessão gratuita no GNC Cinemas do Garten Shopping às 10h.

O documentário aborda os motivos e as consequências do fechamento do Canal do Linguado, na Baía da Babitonga. A obra explora desde a formação geológica da baía até as razões comerciais do fechamento e as consequências contemporâneas dessa decisão, analisando aspectos históricos, culturais, ambientais e sociais, incluindo a vida dos povos originários e a evolução das cidades.

Com fartura de imagens, documentos e entrevistas, o filme — produzido com recursos do Simdec via mecenato — ainda desmistifica a controversa alegação de influência nazista no fechamento, focando nas verdadeiras motivações. É destacado o projeto Pro Babitonga, do Ministério Público, a tentativa frustrada de reabertura em 2001 e os estudos contemporâneos na baía, examinando sedimentos e avaliando os impactos potenciais de diferentes cenários de abertura do canal.

“A escolha do tema foi motivada por conta da riqueza histórica presente na obra, desde a vida dos povos originários até as motivações do fechamento do canal, apresentando uma oportunidade de entender melhor a comunidade local, além das riquezas naturais presentes na região da Baía Babitonga e a importância da preservação desse ecossistema”, afirma o diretor Maicon Aloncio.

Leia também:
1. Homem procurado por diversos crimes é preso em Araquari
2. Empresa de Joinville é premiada na maior feira de odontologia do Oriente Médio
3. Humoristas fazem show em Joinville; saiba quando
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Mais de 50 UBSFs de Joinville passam a oferecer a vacina contra a dengue


Assista agora mesmo!

EMPADINHA FIT: LANCHE PARA MATAR SUA FOME SEM PESAR NA BALANÇA:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo