Documentário sobre Harmonia Lyra tem pré-estreia gratuita em cinema de Joinville
Evento acontece no dia 23 de dezembro
Na manhã do dia 23 de novembro, às 10h, o GNC Cinemas do Garten Shoppping recebe a pré-estreia do documentário “Nos Palcos da Lyra – A Cultura de Joinville em 16 Décadas”. O evento será gratuito pois tem patrocínio do Sistema Municipal de Desenvolvimento pela Cultura – SIMDEC e Prefeitura Municipal de Joinville, por meio da Secretaria de Cultura e Turismo.
O novo documentário promete iluminar a riqueza cultural e histórica de Joinville através da Sociedade Harmonia Lyra. Desenvolvido com uma linguagem contemporânea inspirada em produções de canais renomados como The History Channel e Smithsonian, o documentário de 60 minutos promete uma experiência imersiva e esclarecedora.
Por meio de entrevistas, reconstituições dramáticas e narrativas envolventes, “Nos Palcos da Lyra” traça o papel significativo da Sociedade Harmonia Lyra na moldura social, histórica e política de Joinville.
Sinopse
Iniciando sua narrativa na fundação da Sociedade Harmonia Lyra em 1858, o filme explora as complexidades e a resiliência dos primeiros imigrantes alemães, demonstrando como a cultura, a arte e a sociabilidade foram cruciais na formação do espírito pioneiro da cidade. Desde o majestoso palácio inaugurado em 1930, projetado pelos renomados arquitetos R. Muenz e Max Miers, até as festividades e eventos artísticos contemporâneos, “Nos Palcos da Lyra” é um testemunho do legado duradouro da sociedade na construção da identidade cultural joinvilense.
Além de iluminar a história da Sociedade Harmonia Lyra, o documentário visa democratizar o acesso à história local, utilizando materiais do Arquivo Histórico de Joinville e contribuições de historiadores. O objetivo dos produtores é inscrever o filme em festivais nacionais e internacionais e exibi-lo em diversas instituições educacionais e culturais, garantindo a preservação e a divulgação do rico patrimônio material e imaterial de Joinville.
Ficha técnica
Com direção de Anderson Dresch e produção da Ocotea Filmes, o documentário tem uma abordagem dinâmica, com reconstituições realistas que incluem a dramatização de uma aula de dança com a atriz Fernanda Moreira interpretando Liselott Trinks, professora da primeira escola de ballet de Joinville, e alunas da Escola do Teatro Bolshoi no Brasil fazendo o papel das alunas.
O filme conta também com uma trilha sonora original do produtor e sound designer Claudio Ferrari e do pianista e compositor Rafa Ribeiro. A captação de som e imagem de alta qualidade em 4k, com um planejamento detalhado e um engajamento comunitário ativo, assegura uma produção de padrão internacional.
Assista agora mesmo!
Sargento Junkes leva o pai e o irmão para o bar da Zenaide para contar histórias de família: