Documentário sobre história da Escola Técnica Tupy estreia nesta quinta-feira em Joinville

Instituição Unisociesc/ETT completou 65 anos dia 9 de março.

Documentário sobre história da Escola Técnica Tupy estreia nesta quinta-feira em Joinville

Instituição Unisociesc/ETT completou 65 anos dia 9 de março.

Brenda Pereira | Revisão

Nesta quinta-feira, 14, estreia o documentário “Um passo presente: memórias da Escola Técnica Tupy”, em comemoração aos 65 anos da instituição Unisociesc/ETT, completados no dia 9 de março, junto ao aniversário de Joinville.

A exibição acontece às 19h, no Teatro ETT, no Campus Park Unisociesc, no bairro Boa vista. O evento é aberto à comunidade.

Produzido pelo jornalista, roteirista e diretor Fabrício Porto, o documentário é resultado de mais de 15 horas de entrevistas e meses de pesquisa.

A trajetória iniciou em 1959. Idealizada pelo empresário Hans Dieter Schmidt, então presidente da Fundição Tupy, a instituição era inicialmente a Escola Técnica Tupy, com abordagem inspirada no moderno e eficaz modelo europeu da época: a escola de formação de técnicos da empresa George Fischer, que Hans Dieter conheceu na Suíça.

Passados 26 anos, a fim de assegurar a perpetuidade da instituição de ensino, que já exercia um papel crucial na formação profissional no norte de Santa Catarina, a então Sociedade Educacional Tupy transformou-se em Sociedade Educacional de Santa Catarina – Sociesc. Assim, passando a contar com um conselho de administração, composto pelos principais executivos das empresas locais, prevendo desde já a forte ligação que a instituição teria com o meio empresarial da região.

Unisociesc/Divulgação

No ano de 1997, a Sociesc expandiu suas atividades acadêmicas para o campo da pós-graduação. Um ano depois, surgiu o Instituto Superior Tupy, com foco na graduação. Os anos 2000 se caracterizaram pela rápida expansão da instituição, com sua presença alcançando cidades como São Bento do Sul e Blumenau. Em 2013, obteve o reconhecimento do Ministério da Educação como Centro Universitário e adotou o nome Unisociesc, mantido até os dias atuais.

Em 2015, integrou-se à Ânima Educação, uma das principais organizações privadas de ensino superior do Brasil. Com isso, oferece uma ampla oferta de mais de 90 cursos de graduação, distribuídos nos campi de Blumenau, Jaraguá do Sul, Joinville e São Bento do Sul.

“Temos a honra de ser considerada a melhor Instituição de Ensino Superior (IES) privada de Santa Catarina e o segundo melhor centro universitário do Brasil pelo Ministério da Educação (MEC). Sem dúvidas, o orgulho de pertencer a essa história e ajudar a construir diariamente o futuro da instituição e de nossos estudantes é muito grande”, reflete a diretora-geral da UniSociesc, Cinthia Tamara Vieira Rocha.

Leia também:
1. “Temos as piores avaliações de fluidez”: situação da BR-101 em SC é discutida em evento em Joinville
2. Lateral do JEC sofre lesão em jogo contra Avaí e desfalca time
3. Crianças e familiares criam maquetes para contar história dos 50 anos da Educação Infantil em Joinville
4. Casan deve entregar nova ETA para Araquari até o final de 2024
5. Joinville Vôlei decide vaga nos playoffs contra o Araguari nesta quarta-feira


Assista agora mesmo!

“Lugar muito bom”: como paixão fez argentina conhecer Joinville e construir uma vida na cidade:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo