Luiz Vieira/JEC
Dos tropeços à final: relembre a jornada do JEC na Copa Santa Catarina 2025
Tricolor vai enfrentar o Figueirense na decisão do torneio
Quando o Joinville decidiu investir forte na Copa Santa Catarina 2025, a missão era clara: reconquistar um título que representasse prestígio e uma rota de acesso a competições maiores, como a Série D ou a Copa do Brasil. E sua trajetória ao longo da competição teve de tudo: recomeço, viradas, drama e emoção.
Neste domingo, 16, o JEC começa os primeiros 90 minutos em busca do sonho do título da Copa SC. O Coelho vai receber o Figueirense, às 16h, na Arena Joinville, no primeiro jogo da decisão. Mas, antes da bola rolar, o jornal O Município Joinville relembra a campanha do Tricolor na competição.
Início turbulento
A estreia do Tricolor não foi das mais promissoras. Fora de casa, contra o Blumenau, o Joinville foi superado por 2 a 0 no SESI. A derrota inicial colocou pressão desde o começo, especialmente para um clube tradicional e com ambições claras na competição.
O empate sem gols contra o Nação na segunda rodada deixou o torcedor do tricolor ainda mais desconfiado se o time poderia competir em alto nível no torneio. Mas o JEC conseguiu reagir goleando o Carlos Renaux por 4 a 2.
Classificação garantida
Na quarta rodada, já no returno da competição, o Joinville voltou a deixar a desejar, quando perdeu por 2 a 0 para o Carlos Renaux, em Brusque. Na sequência, o Coelho derrotou o Nação pelo placar magro de 1 a 0 e manteve a equipe viva na copa.
Com a fase de grupos se aproximando do fim, o Joinville passou por momentos decisivos. Na última rodada, enfrentou o Blumenau novamente, mas desta vez dominou o jogo em casa. Com gols de Ruan e Breno, venceu por 2 a 0 e garantiu a vaga nas quartas de final.
Mata-matas dramáticos
No mata-mata, o JEC testou a saúde do seu torcedor. No duelo contra o Criciúma, pelas quartas de final, após os times empatarem em 0 a 0, no jogo de ida em Joinville, e 2 a 2, no Heriberto Hulse, o Coelho venceu nos pênaltis por 4 a 2.
O drama se repetiu nas semifinais, quando o Joinville enfrentou o Blumenau. No primeiro duelo, o JEC venceu em casa por 1 a 0 e foi derrotado pelo mesmo placar no jogo de ida. Nas penalidades, o Tricolor venceu por 4 a 3, contando com dia inspirado do goleiro Bruno Pianissola.
Final histórica
Esta será a primeira vez que o Joinville vai enfrentar o Figueirense na Copa Santa Catarina. Coincidentemente, o último título do torneio conquistado pelo JEC foi em 2020, já o adversário levantou a taça em 2021.
A partida de volta será realizada no dia 23 de novembro, no Orlando Scarpelli, em Florianópolis. A Federação Catarinense de Futebol (FCF) confirmou que os dois jogos da final terão VAR.
Confira todos os resultados do JEC na Copa SC 2025
- Blumenau 2 x 0 Joinville – Primeira rodada
- Joinville 0 x 0 Nação – segunda rodada
- Joinville 4 x 2 Carlos Renaux – terceira rodada
- Carlos Renaux 2 x 0 Joinville – quarta rodada
- Nação 0 x 1 Joinville – quinta rodada
- Joinville 2 x 0 Blumenau – sexta rodada
- Joinville 0 x 0 Criciúma – quartas de final ida
- Criciúma 2 x 2 Joinville (2 x 4 pênaltis) – quartas de final volta
- Joinville 1 x 0 Blumenau – semifinal ida
- Blumenau 1 x 0 Joinville (3 x 4 pênaltis) – semifinal volta
Leia também:
1. VÍDEO – Caminhão roubado em São Francisco do Sul é recuperado após perseguição policial em Joinville
2. Incêndio destrói casa utilizada por usuários de drogas em Garuva
3. Foragido da justiça do Pará por latrocínio é preso em Joinville
4. Multinacional do aço abre vagas de emprego em São Bento do Sul; saiba como se candidatar
5. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
Assista agora mesmo!
Com arquitetura única em Joinville, Palacete Dória precisou ser construído por empresa de Curitiba: