Duas baleias-jubarte são encontradas mortas no Litoral catarinense
Trinta animais da espécie encalharam no estado somente este ano
Duas baleia-jubarte foram encontradas mortas encalhadas no Litoral catarinense. O primeiro encalhou em uma praia de Itapoá nesta domingo, 25, a segunda na praia do Ervino, em São Francisco do Sul, nesta segunda-feira, 26. Já são 30 baleias encontradas mortas em todo o estado de Santa Catarina neste ano.
A baleia encontrada em Itapoá era macho, com oito metros de comprimento e já estava em estado de decomposição. Foram coletadas amostras de pele, gordura e músculo para pesquisa. O animal apresentava marcas de rede de pesca nas nadadeiras peitorais, na cauda e na barbatana, onde tinha fragmentos do objeto.
A baleia foi enterrada na praia onde ocorreu o encalhe. Segundo o Projeto de Monitoramento de Praias da Univille, são orientações do protocolo de conduta para encalhe de mamíferos aquáticos da Rede de Encalhe e Informação de Mamíferos Aquáticos do Brasil (Remane).
A jubarte encontrada em São Francisco do Sul, era fêmea, com 7,8 metros de comprimento. Estava em estágio inicial de decomposição. O animal apresentava rede de pesca emaranhada nas nadadeiras peitorais e na boca. Devido aos indícios de emalhe em rede de pesca, a suspeita clínica da morte é por afogamento.
Confira fotos
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida:
• Aproveite e inscreva-se no canal do YouTube