Duas toneladas de fios de cobre são apreendidas durante operação em Joinville

Um homem foi detido

Duas toneladas de fios de cobre são apreendidas durante operação em Joinville

Um homem foi detido

Redação O Município Joinville

A 16ª operação do Grupo de Ação de Ordem Pública (Gaop), realizada nesta sexta-feira, 16, apreendeu, no bairro Aventureiro, mais de duas toneladas de fios de cobre e outras sucatas sem origem esclarecida.

O responsável pelo depósito foi conduzido à Delegacia de Polícia. A 16ª ação do GAOP envolveu 44 pessoas e 29 viaturas.

“Realizamos periodicamente as operações do GAOP. Cada operação é voltada para um segmento. No caso da ação de sexta-feira, foi voltada para os ferros-velhos, onde nós tivemos uma grande apreensão de material”, afirma o secretário de Defesa e Proteção Civil de Joinville, Paulo Rogério Rigo.

A ação teve foco em depósitos de sucatas dos bairros Morro do Meio e Aventureiro. O Gaop atua sob a coordenação e planejamento da Secretaria de Proteção Civil e Segurança Pública (Seprot) e é formado pelos efetivos da Polícia Militar, da Polícia Civil, da Polícia Científica, da Guarda Municipal, Detrans e da Defesa Civil, além dos serviços especializados das secretarias de Meio Ambiente, Assistência Social, Saúde e Infraestrutura Urbana.

Prefeitura de Joinville/Divulgação

A ação também envolveu profissionais da Celesc, Companhia Águas de Joinville e de empresas de telefonia, para identificarem fios, tubulações e caixas furtadas.

“Tem sido bastante positivo e por isso está tendo continuidade. Depois retornamos aos estabelecimentos onde encontramos infrações, para ver se os problemas foram resolvidos ou se continuam cometendo algum tipo de ato ilícito”, explica o secretário.

Como ação contínua, além de comércios de ferro-velho, o Gaop também realiza, durante as atividades, diferentes vistorias em locais como imóveis abandonados, lojas de conveniência, pousadas e hospedarias e depósitos de recicláveis.

Nas 16 operações, os profissionais que integram o Gaop abordaram 869 pessoas, das quais 28 receberam atendimento de Saúde e Serviço Social, 14 foram conduzidas para a Central de Polícia em função de atitudes suspeitas ou mandados de prisão em aberto e 12 armas brancas foram apreendidas, além de drogas ilícitas.

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo