+

Dupla é condenada por latrocínio contra empresário de São Francisco do Sul

Crime ocorreu em dezembro de 2022

Dupla é condenada por latrocínio contra empresário de São Francisco do Sul

Crime ocorreu em dezembro de 2022

Isabel Lima

Dois suspeitos de matar o empresário José Matias Bessa Barboza, de 21 anos, em São Francisco do Sul, foram condenados a 20 anos de prisão pelo crime de latrocínio. O caso ocorreu em 18 de dezembro de 2022 no loteamento José Camilo.


Conforme decisão do juiz da Vara Criminal de São Francisco do Sul, a dupla enganou a vítima e desferiu 13 golpes de faca, deixando o empresário sem defesa.

No julgamento, a dupla alegou legítima defesa alegando que as agressões teriam começado da vítima. Eles afirmaram que o empresário não teria aceitado o parcelamento do pagamento. Entretanto, a dupla não conseguiu apresentar provas.

“As lesões constatadas nas mãos dos agentes, ainda que presumam luta corporal, por si só não implicam o reconhecimento da legítima defesa, haja vista que, ao desarmarem a vítima poderiam ter empreendido fuga ou, no máximo, desferido menos golpes que diminuíssem a capacidade do agente em revidar. Porém, de forma totalmente arbitrária e desproporcional, atingiram-no por pelo menos 13 vezes em regiões vitais até atingir o óbito”, frisou o juiz.

O julgamento

O processo teve a participação de testemunhas, que eram vizinhas do local onde o crime ocorreu. Em um dos relatos, um homem contou que escutou um barulho estranho, de alguém arfante e sufocado. Ao abrir a cortina da residência, avistou a vítima com a faca enfiada no pescoço, enquanto um dos denunciados o segurava pelas costas e o outro mantinha posição de ataque.

A irmã da vítima relembrou o momento em que os acusados fecharam o portão da residência ao saírem, numa demonstração de criar dificuldades para a fuga da vítima

Com base nas provas apresentadas, o magistrado julgou procedente a denúncia para condenar a dupla a 20 anos de reclusão, em regime inicial fechado e sem direito a recorrer em liberdade. Além disso, eles terão que pagar R$ 30 mil, a título de indenização por danos morais aos familiares da vítima.

Relembre o crime

Na época, os denunciados falsificaram as identidades, negociaram com a vítima por meio de mensagens trocadas via aplicativo de celular a compra de equipamentos de informática. No dia e hora combinados, a vítima e a irmã chegaram ao destino. Ela aguardou no carro, enquanto ele desceu para fazer e entrega.

Porém, ao ingressar na propriedade, os denunciados revelaram o verdadeiro intento de subtrair os bens mediante violência. Desde modo, imobilizaram o comerciante e desferiam diversos golpes de arma branca, ao imobilizá-lo e golpeá-lo no tórax e no abdome, em ferimentos que causaram sua morte ainda no local.

Ao perceberem que a ação fora vista por um vizinho, a dupla fugiu pelo mato e tomou rumo ignorado. Porém, após diligências, os dois homens acabaram presos um dia após o crime.

Leia também:
1. Bombeiros resgatam mais de 20 famílias em Itapoá devido a enchentes
2. Trânsito é interrompido na Serra de Corupá nesta sexta-feira
3. Previsão do tempo: veja como será último fim de semana de janeiro em Joinville
4. Ponte do Trabalhador de Joinville será totalmente interditada neste domingo
5. Obra de adutora que abastecerá 160 mil moradores do sul de Joinville está 80% concluída


Assista agora mesmo!

PINK LEMONADE SAUDÁVEL: DRINK SEM ÁLCOOL PARA REFRESCAR O SEU VERÃO:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo