“É nosso, nosso, nosso”: amigos e fãs lamentam morte de Wilson França, narrador esportivo de Joinville

Wilson França morreu neste domingo

“É nosso, nosso, nosso”: amigos e fãs lamentam morte de Wilson França, narrador esportivo de Joinville

Wilson França morreu neste domingo

Bernardo Gonçalves

“É nosso, é nosso, é nosso”. Por esse bordão, Wilson França ganhou amigos e fãs como narrador esportivo em Joinville. A bondade e simplicidade também fizeram parte da vida de França na maior cidade de Santa Catarina, onde viveu e morreu neste domingo, 27, aos 76 anos.

Ele nasceu em União da Vitória (PR), mas se mudou para Joinville cedo e foi figura importante na imprensa do Norte catarinense na cobertura dos jogos do Joinville Esporte Clube (JEC).

Também narrador, Charles Fischer lamentou a morte não só de um amigo, mas de uma inspiração. “Ele foi o meu primeiro grande professor, quando cheguei a Joinville, ainda no final dos anos 80, cheio de sonhos e incertezas. Com sua generosidade, paciência e sabedoria, ele me ensinou técnicas, me apoiou nos momentos difíceis e me guiou sem jamais julgar, apenas mostrando o caminho certo com amor e dedicação”, publicou nas redes sociais.

“As suas narrações, seus gritos de gol, seu lendário “NOSSO, NOSSO, NOSSO!” ecoam até hoje na memória de todos nós e ficarão para sempre no meu coração e na história da torcida tricolor.”

Ouça narração de Wilson em um dos jogos do JEC (clique na seta):

Já o jornalista Gabriel Fronzi, que também começou a carreira ao lado de França, destaca os primeiros “cliques” do narrador no meio digital. “Era fevereiro de 2011, quando o velho Wilson (leia-se Uilson, com todas as letras) foi convencido por este jovem repórter a ingressar no mundo digital. As coisas estavam acontecendo na internet e eu não poderia deixar um grande amigo, professor e companheiro diário de programação fora do ambiente tecnológico”, relembra.

Fronzi relata ainda em apenas dois dias França já estava encantado pelo Twitter e publicava opiniões sobre a vida, discos e futebol.

“Hoje, nos despedimos do velho ‘Uilson’. Alguém que segurou a mão de um jovem imaturo — e deslumbrado com a profissão — durante tantas vezes, mostrando que a vida é mais que um momento. Mais que um mestre ou um professor: um amigo de verdade”, escreveu.

Fãs também escreveram mensagens de despedida após a morte do narrador. “Grande Wilson! Cresci ouvindo o tricolor sempre com A emoção do Wilson França nas narrações! Descanse em paz!”, escreveu um torcedor do JEC.

“Dia triste para todos nós. Dinossauro era sinônimo de carisma, sabedoria e humildade. Descanse em paz mestre”, lamentou outro.

Já o JEC publicou ainda neste domingo que está de luto e desejou força a todos os familiares, amigos e ouvintes do “Nosso Wilson França” neste momento difícil.

Adriano Silva, Prefeito de Joinville, também lamentou a morte do narrador. “Wilson França foi responsável por revolucionar as transmissões esportivas pelo rádio em Joinville, sua narração vibrante e seus bordões inesquecíveis permanecerão na memória daqueles que admiravam seu trabalho. Meus sentimentos à família e aos amigos”, afirma o prefeito.

O velório de Wilson França ocorreu ainda neste domingo e o sepultamento ocorre nesta segunda-feira, 28, na Capela Angelus, na rua Tuiuti, 4500, no bairro Aventureiro. O horário não foi divulgado.

Wilson França. | Foto: Divulgação

Confira a nota do JEC

Nota de pesar: Wilson França

É com imenso pesar que o Joinville Esporte Clube comunica o falecimento de Wilson França, companheiro de imprensa e ícone da narração esportiva da Maior Cidade de Santa Catarina.

Conhecido pelo bordão “É nosso, nosso, nosso!”, com o qual anunciava os gols do JEC, Wilson se declarava um apaixonado por Joinville. Natural de União da Vitória, veio cedo para Joinville para trabalhar na Rádio Cultura e marcar seu nome na história e se tornar referência e querido por todos.

O JEC está de luto e deseja a todos os familiares, amigos e ouvintes do Nosso Wilson França, força neste momento difícil.

Confira a nota da Acesc

Luto

A Acesc conforta os familiares e admiradores do radialista Wilson França, paranaense adotado por Joinville, que faleceu na madrugada deste domingo (27), aos 76 anos.

Foi narrador esportivo de grande audiência no Norte catarinense, criador do bordão “É nosso, nosso, nosso” e com passagem marcante pelas rádios Cultura, Colon e Difusora.

Você foi um gigante, França.

Descanse, em paz

Leia também:
1. JEC sai atrás, mas busca empate contra São José fora de casa pela Série D
2. Identificado motociclista que morreu em grave acidente em Araquari
3. Joinvilenses levam R$ 10 mil na Trimania Norte deste domingo
4. Morre Wilson França, narrador esportivo de Joinville
5. Defesa Civil de Joinville apresenta estudos de referência para o Plano Municipal de Gestão de Riscos e Desastres


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização:

Colabore com o município
Envie sua sugestão de pauta, informação ou denúncia para Redação colabore-municipio
Artigo anterior
Próximo artigo