“É para o bem do povo”: eleitores sem obrigatoriedade de voto vão às urnas em Joinville
Mesmo sem obrigatoriedade, idosos se deslocam até os colégio eleitorais para votar neste domingo, em Joinville
Mesmo sem obrigatoriedade, idosos se deslocam até os colégio eleitorais para votar neste domingo, em Joinville
Os eleitores começaram a se movimentar na manhã deste domingo, 2, e já causaram filas na Escola de Educação Básica Professora Antônia Alpaídes Cardoso dos Santos para votar em candidatos a presidente, senador, governador e deputados estaduais e federais, em Joinville. Mais de 8 mil eleitores devem passar pela escola durante o dia.
Entre os eleitores estavam até aqueles que não são mais obrigados a votar, que são menores de 18 anos e idosos acima de 70 anos, assim como analfabetos.
Militino Manes, de 70 anos, não é mais obrigado a votar, mas decidiu ir mesmo assim, acompanhando a esposa Maria Elisabet Manes, de 68 anos. Para eles, votar é dever de todo cidadão.
“Nós continuaremos votando enquanto pudermos andar. Isso é para o bem do povo e das futuras gerações”, diz Militino. Já para Maria, o dever do voto é essencial para manter o bem-estar. “Se não votarmos em quem acreditamos, como iremos lutar pelos nossos direitos?”, comenta. Ela e o marido são naturais de Joinville e votam desde os 18 anos. Contam que nunca deixaram de votar.
O casal Aroldo, de 77 anos, e Irmgard Kachn, 73, também compartilha deste pensamento. “Viemos cedo para não ficarmos em dívida com nosso país. É muito importante esse momento”, relata Aroldo.
Cerca de 430 mil eleitores irão votar em Joinville até as 17h.
Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
1. Consulte nomes, números e informações dos candidatos
2. Guia do eleitor: tudo o que você precisa saber no dia da eleição
3. Conheça a trajetória dos candidatos a deputado estadual de Joinville
4. Confira a carreira dos candidatos a deputado federal de Joinville
5. Últimas notícias
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização