Empresa de Joinville anuncia doação de equipamentos para tratamento de AVC para Hospital São José
Materiais serão entregues na quinta-feira, 23
Materiais serão entregues na quinta-feira, 23
Na quinta-feira, 23, a empresa de Joinville Tupy anunciou que fará a doação de equipamentos para a realização de exames e tratamentos de pacientes acometidos pelo Acidente Vascular Cerebral (AVC). Os materiais devem beneficiar pacientes do Hospital São José.
A doença é considerada a segunda causa de morte e a primeira em incapacidade no Brasil. A Associação Brasil AVC (Abavc) será a responsável por receber os equipamentos para o hospital, que conta com um serviço especializado no atendimento a pacientes com AVC.
“Entendemos que podemos contribuir também com a qualidade de vida da comunidade, seja com ações lideradas pela Tupy, ou apoiando iniciativas importantes como esta”, declara Fernando Silvério, diretor Jurídico e de Relações Institucionais da Tupy.
Em Joinville, são realizados por ano cerca de 1,2 mil atendimentos de pessoas acometidas pelo AVC e destes, 87% acontecem no Hospital Municipal São José, reconhecido como o primeiro hospital público brasileiro a receber certificação de qualidade de atendimento pela organização internacional World Stroke Organization.
A Abavc é uma instituição civil sem fins lucrativos, fundada em 2005, em Joinville. A entidade presta diversos serviços à comunidade voltados à prevenção do Acidente Vascular Cerebral e faz parte do Comitê Gestor do Joinvasc, que é um programa público da Secretaria Municipal de Saúde, mantido pela Prefeitura de Joinville.
Em 2021, o Joinvasc foi reconhecido como o melhor programa mundial de Valor em Saúde pela Value-Based Heath Care (VBHC) Prize 2021, na Holanda.
O Acidente Vascular Cerebral (SVC) é considerado emergência médica e precisa de prioridade no atendimento. Popularmente conhecido como derrame, ocorre quando o suprimento sanguíneo é reduzido ou bloqueado, podendo haver a perda súbita da função neurológica, ocasionando lesões cerebrais que podem ser: pequenas, severas, temporárias ou permanentes.
O AVC pode ocorrer a qualquer hora, durante qualquer atividade e até durante o sono. Os sinais de alerta são: a alteração do movimento ou da sensibilidade em uma parte do corpo, dor de cabeça intensa, tontura ou alteração no equilíbrio, dificuldade na fala, alteração da visão e náuseas.
Ainda no âmbito da saúde, durante a pandemia do Coronavírus, por exemplo, a Empresa sediou o Centro de Triagem da Covid, nas dependências da Associação Atlética Tupy. Foram mais de 90 mil atendimentos entre 2020 e 2021 e 150 mil doses de vacina aplicadas na Central de Vacinação.
PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!