Fábrica da GM completa dez anos de inauguração em Joinville
Unidade já fabricou mais de 1,6 milhão de motores
Inaugurada no dia 27 de fevereiro de 2013, a fábrica da General Motors (GM) em Joinville completa dez anos nesta segunda-feira, 27. Dedicada à fabricação de motores, cabeçotes e blocos, a unidade já produziu mais de 1,6 milhão de motores desde sua inauguração e é reconhecida por seus processos de conservação ambiental e eficiência energética, que a colocam entre as fábricas mais sustentáveis e modernas da GM em todo o mundo.
Para atender ao aumento do volume de produção, motivado especialmente pela demanda de exportação para a Argentina e pelo lançamento da Nova Montana, picape médio-compacta da Chevrolet, a fábrica passou a operar em três turnos em novembro de 2022. Além de produzir motores para o novo modelo, a fábrica também é responsável pelas unidades para o Onix, Onix Plus e Tracker.
Os modelos Chevrolet, equipados com os motores produzidos em Joinville, são reconhecidos no mercado pela eficiência energética. Segundo dados do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), o Onix Plux é, pelo quarto ano consecutivo, o automóvel flex a combustão mais econômico do país. A Nova Montana, recém-lançada no mercado nacional, é a mais econômica do segmento.
“Nos orgulhamos muito do que construímos nesses dez anos e a expectativa é ampliar as operações e utilizar o máximo da capacidade de produção, sempre com a sustentabilidade em vista, apoiando a visão global da empresa de zero acidente, zero emissão e zero congestionamento”, afirma Marcelo Ataíde, diretor da fábrica da GM em Joinville.
“Os três pilares do ESG fazem parte do DNA da GM e continuaremos com o trabalho exemplar nessas frentes para reforçar o nosso compromisso com causas ambientais, sociais e de governança”, completa o diretor.
A fábrica já recebeu diversos prêmios de ESG do estado de Santa Catarina e da própria GM globalmente, sendo um deles relacionado à diversidade de gênero na planta, uma vez que 42% dos colaboradores são mulheres em diferentes cargos e setores — apenas na linha de montagem, por exemplo, elas representam 60% do quadro total. No pilar ambiental, a fábrica estabeleceu processos sustentáveis exemplares e é Zero Aterro, o que significa que nenhum resíduo é enviado para aterro sanitário e tudo é reciclado, reaproveitado ou coprocessado.
A fábrica de Joinville foi a primeira na indústria automotiva na América do Sul a receber a mais conceituada certificação internacional de construção sustentável, o Leadership in Energy and Environmental Design (LEED) — Liderança em Energia e Design Ambiental, em português — na categoria Gold.
A unidade também conta com um inovador sistema de eficiência energética, com o uso de energia fotovoltaica, além de reciclagem de água industrial e tratamento de esgotos por meio de jardins filtrantes, considerado altamente sustentável. Iniciativas como essa também são reproduzidas na comunidade local e as instalações de um jardim filtrante e de placas de geração de energia fotovoltaicas já foram realizadas em uma escola municipal da cidade.
Leia também:
1. VÍDEO – Cidade do Norte Catarinense fica destruída após chuva
2. Döhler abre mais de 200 vagas de emprego em Joinville
3. Corpo é encontrado em cachoeira em São Bento do Sul
4. Apoio de Jorginho Mello a Bolsonaro afeta relações com governo federal
5. Cachorro preso em vala é resgatado pelos bombeiros em Mafra
PREPARE-SE PARA UMA VIAGEM NO TEMPO!
No dia 9 de março você vai conhecer a história por trás de casarões históricos de Joinville, em conteúdo inédito e exclusivo. Assista à prévia!