X
X

Buscar

Feira internacional Intermach acontece em Joinville; saiba quando e onde

Evento reúne tecnologias e inovações para a indústria metalmecânica

A 14ª Intermach, Feira e Congresso Internacional de Tecnologia, Máquinas, Equipamentos, Automação e Serviços para a Indústria Metalmecânica, será realizada de 11 a 14 de julho de 2023, na Expoville em Joinville. O evento concentra lançamentos, tecnologias, inovações, tendências, desenvolve negócios e relacionamentos, além de promover acesso ao conhecimento técnico. A feira reúne empresas fornecedoras para o mercado industrial e recebe visitantes nacionais e internacionais em busca de tendências do mercado.

A feira está maior nessa edição, em relação a 2022, em número de expositores e área ocupada. São 30 novos expositores de um total de 300 marcas e a área de exposição está 10% maior, além de oferecer 30 horas de conteúdo técnico aos profissionais do setor. Entre os expositores destaque para lançamentos, tecnologias e serviços de fornecedores nacionais e internacionais nas áreas de automação industrial, impressão 3D, manufatura aditiva, soluções AI/IoT, Indústria 4.0, usinagem, soldagem, ferramentaria e metrologia industrial.

A Intermach terá mais de 50 máquinas em funcionamento, demonstrando na prática os recursos e novas tecnologias. As soluções expostas trazem oportunidade de melhorias operacionais para as indústrias em diversas frentes como redução de custos de produção, ganhos de produtividade, integração de tecnologias 4.0, recursos apoiados em IoT e Inteligência Artificial, soluções em sustentabilidade, meio ambiente e eficiência energética.

A expectativa é superar a marca de negócios da edição do ano passado, que foi de cerca de R$ 300 milhões, concretizados ao longo dos 12 meses seguintes à feira. O público do evento também deve se manter em torno de 24 mil pessoas, entre visitantes, expositores, congressistas e participantes da Rodada de Negócios. Em 2022, foram registradas pessoas vindas de 508 cidades e 20 estados, com destaque para Santa Catarina, Paraná, São Paulo e Rio Grande do Sul.

Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil, organizadora da Intermach, comenta que tradicionalmente a feira é realizada a cada dois anos, mas em função da alta demanda do mercado, será realizada novamente em 2023. “Após o período impactado pela pandemia, o mercado vem crescendo com os melhores patamares desde 2015, refletido no aumento de empregos, busca por investimentos em tecnologia e inovação, retorno da China ao mercado brasileiro e interesse dos expositores que ficaram fora do evento no ano passado. Com tantos bons motivos, vamos fazer o evento dois anos seguidos e depois retomaremos a cada dois anos”, explica.

A programação completa e credenciamento para feira podem ser conferidos pelo site site intermach.com.br.

Perfil do público que visita o evento e o mercado catarinense

Tradicionalmente, a Intermach reúne profissionais de engenharia, com destaque para os segmentos da indústria automotiva, indústria plástica, fundição e metalurgia, além de eletrônica, eletroeletrônica, eletrodomésticos, construção civil e agrícola.

Em relação ao tamanho, 60% das empresas visitantes são de médio porte, com até 500 funcionários. Outro importante dado está relacionado ao perfil do visitante da Intermach: 25% são de pessoas com poder de decisão final de compra. Do público total, sócios e proprietários de empresas representam 12% dos visitantes da feira, seguido por diretores e gerentes, que representam 20% do público.

A Intermach é realizada em um mercado promissor para a indústria brasileira. Segundo dados levantados pelo Observatório Fiesc, Santa Catarina é o terceiro estado que mais gera emprego na indústria de transformação, atrás somente de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Somente em abril de 2023, a economia catarinense registrou saldo de 7 mil novos postos de trabalho, sendo o quarto mês consecutivo de crescimento do trabalho formal. Destaque para os setores de serviços e industrial, em especial da construção civil. A produção industrial também registrou expansão de 2,2% em relação ao quarto trimestre de 2022.

A indústria química registrou recuperação total de suas contratações no mercado de trabalho, estimulado pelo aumento das exportações para países como os EUA, Bélgica e Rússia. O mercado de produtos de metal gerou 1,4 mil novas vagas em 2023 e sua produção segue estimulada pelo aumento das vendas internacionais de fios de cobre e ferros laminados planos, sobretudo para a Argentina. O setor de máquinas e equipamentos, principalmente nas vendas de compressores, máquinas agrícolas e aparelhos de elevação, em 2023, gerou 1,2 mil novas vagas de trabalho formais. A diversidade produtiva é uma vantagem do estado de Santa Catarina e permite que a economia se beneficie de diferentes ciclos econômicos setoriais, em diferentes regiões.

Palestra de abertura do Congresso técnico da Intermach será com o presidente da Tupy

O Congresso Técnico do Intermach 2023, organizado pelo Instituto Senai de Inovação, será focado em tecnologia, inovação e manufatura aditiva, com atividades nos quatro dias da feira, de 11 a 14 de julho. O convidado para abertura é o presidente da Tupy, Fernando Rizzo. No dia 12 de julho, os temas serão direcionados a I.A. Industrial e Desenvolvimento de robôs aplicando HHER (Hora-Homem Exposto ao Risco). No dia 13, a abordagem é voltada as fontes de fomento para inovação e projetos de manufatura aditiva em metais e processos de fabricação a laser, com foco na manutenção aditiva. O último dia, 14 de julho, é voltado para projetos de ensino e pesquisa contemplando a Inteligência Artificial Aplicada à Indústria e o Desenvolvimento de Produtos e Processos de fabricação.

Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade organizado pela CSQI da ABIMAQ

O Seminário de Metrologia e Controle de Qualidade para a indústria metalmecânica, organizado pela CSQI (Câmara Setorial para Máquinas, Equipamentos e Instrumentos para Controle de Qualidade, Ensaio e Medição) da ABIMAQ, que será realizado durante Intermach 2023, reúne especialistas em qualidade e instrumentação do setor. Conta com apresentações de empresas como MTS, Mitutoyo, JHP, BASS, Starrett e Intermáquinas

O objetivo principal do seminário é apresentar as mais recentes tecnologias e soluções inovadoras para o setor de metrologia e controle de qualidade na indústria metalmecânica. Além do acesso ao conhecimento técnico no seminário, os participantes podem observar na prática as inovações tecnológicas, por meio da demonstração de equipamentos de última geração fornecidos pelas empresas participantes na feira. Os participantes terão a oportunidade de conhecer de perto essas tecnologias avançadas, observar testes práticos e entender como elas podem ser aplicadas em seus processos industriais, visando melhorar a qualidade, aumentar a eficiência e a produtividade.

Intermach terá programação de workshops focado no mercado de aço inox

O aço inox é um material resistente e um dos metais mais duráveis do mercado e sua aplicação e uso na indústria vem crescendo a cada ano. Nessa edição da Intermach recebeu um espaço específico com workshop organizados pela Inox do Brasil. O evento será realizado no dia 12 de julho com os temas: Descobrindo o aço inox, Aços inoxidáveis de alto desempenho e Solda a laser para aços inoxidáveis.

Expositores detalham aspectos técnicos das soluções em Workshops

Completam a programação de conhecimento técnico da Intermach, os workshops promovidos por expositores. A ação possibilita que os profissionais do mercado tenham acesso às tecnologias inovadoras e lançamentos, disponíveis para a da indústria metalmecânica. As temáticas abrangem questões relacionadas a produção de moldes e injeção, tratamento de água industrial, projetos hidráulicos, redução de custos de matéria prima, gestão de orçamentos, eficiência energética, fontes renováveis de energia, Indústria 4.0 e 5.0, robôs colaborativos, automação industrial, digitalização industrial, solda a laser, usinagem criogênica e prensas hidráulicas.

Rodada de Negócios reúne compradores e vendedores

A Rodada de Negócios Intermach será realizada dia 12 de julho, na Expoville. Compradores e vendedores participam de reuniões individuais, com interesses mútuos na demanda e na oferta de produtos e serviços. Cada empresa tem a oportunidade de participar de dezenas de reuniões em um único dia, com boas possibilidades de fechar negócios durante a rodada, além de iniciar um relacionamento que cria resultados a médio e longo prazos.

“A Messe Brasil utiliza de sua expertise de mais de 25 anos de relacionamento com o mercado da indústria metalmecânica para selecionais as melhores empresas e organizar as reuniões direcionadas de acordo com a demanda e produto ofertado, potencializando a realização de negócios e otimizando o tempo dos participantes”, comenta Richard Spirandelli, diretor da Messe Brasil.


Assista agora mesmo!

Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: