Porto de São Francisco do Sul tem aumento de desembarque de aço; veja números
Principais destinos da carga são empresas de Santa Catarina
Nos cinco primeiros meses de 2023, 1,4 milhão de toneladas de aço movimentaram o Porto de São Francisco do Sul. A quantidade é 9% maior se comparada ao ano passado, quando 1,3 milhão de toneladas desembarcaram no porto. Os principais destinos do aço são para empresas que o transformam em peças para indústria automotiva, construção civil e produção de geladeiras e fogões.
Só nesse ano, 350 mil toneladas, cerca de 40% de todo o aço que chega no porto, foram destinadas a empresas do estado, fazendo das fábricas catarinenses as maiores consumidoras da matéria-prima.
Segundo o governador Jorginho Melo (PL), este aumento demonstra o crescimento da indústria catarinense. “Esses números comprovam que a nossa indústria está crescendo. Entra mais material porque temos mais demanda. E o nosso trabalho é criar um ambiente ainda mais favorável para que as empresas cresçam cada vez mais”, ressalta.
Os municípios localizados num raio de 100 quilômetros de distância do Porto de São Francisco concentram 50% do PIB industrial dos estados de Santa Catarina e do Paraná, afirma o presidente do porto, Cleverton Vieira. O fato torna o porto uma das principais portas de entrada de matéria-prima para abastecer a indústria metalmecânica do Norte catarinense.
O porto
Sendo a maior extensão de canais entre os portos catarinenses (1,5km), o Porto de São Francisco do Sul é o 3º melhor no ranking em desempenho no Brasil em 2023 e o 9° maior porto do Brasil em movimentação de cargas gerais. Além de ter o 5º lugar no ranking ambiental entre os 35 portos públicos brasileiros.
Assista agora mesmo!
Descubra os 4 povos que já habitavam a região de Joinville há 10 mil anos: