Edenilson Floriani, de Joinville, bate recorde mundial no lançamento de dardo dos Jogos Parapan-Americanos
Esta foi a segunda medalha do estreante nos Jogos Parapan-Americanos
Estreante nos Jogos Parapan-Americanos, o paratleta do Cepe/Sesporte de Joinville Edenilson Floriani estabeleceu o novo recorde mundial no lançamento de dardo F64 e garantiu mais uma medalha de Ouro para o Brasil. A prova foi disputada neste sábado, 25.
Em sua terceira tentativa, o paratleta lançou o dardo a uma distância de 60 metros e 79 centímetro. Essa marca garantiu o lugar mais alto do pódio. Com isso, ele estabelece o novo recorde mundial. Na bagagem, Edenilson voltará para casa com duas medalhas de ouro, um recorde das Américas e um recorde mundial.
“Estou muito feliz com a minha participação no Parapan, fiz as minhas melhores marcas pessoais aqui no Chile, é uma competição que ficará guardada na memória. Consegui contribuir para a melhor campanha do Brasil em Jogos Parapan-Americanos, sou só gratidão pelas mensagens positivas e por esse ano fantástico, volto para casa com a sensação de dever cumprido”, comentou Edenilson.
Brasil faz história nos Jogos Parapan-Americanos 2023
A delegação brasileira fez história nos Jogos Parapan-Americanos de Santiago 2023. Com as 343 medalhas conquistadas — distribuídas em 156 ouros, 98 pratas e 89 bronzes — na capital chilena, o Brasil superou com folga os 308 pódios de Lima 2019 e estabeleceu uma nova marca: a de melhor campanha na história da competição.
Com os recordes e a liderança no quadro geral de medalhas, o Brasil manteve a hegemonia parapan-americana: desde os Jogos do Rio 2007, o país sempre terminou a competição em primeiro lugar. As modalidades que mais contribuíram em número de pódios foram a natação, com 120, e o atletismo, com 83.
Leia também:
1. Aeroporto de Joinville terá aumento da quantidade de voos no verão
2. Tempo em Joinville: veja como será última semana de novembro
3. Saiba quando acontecem apresentações do Natal Luz dos Bombeiros em Joinville
4. Campo de futebol amador em Joinville será desativado
5. Homem é agredido com taco de beisebol após discussão em Joinville
Assista agora mesmo!
Fotos até em velório? No Bar da Zenaide, fotógrafo conta histórias inusitadas de trabalhos já feitos: