Edital de concessão da iluminação pública de Joinville é lançado por R$ 556 milhões
Prazo da concessão será de 22 anos
Prazo da concessão será de 22 anos
A Prefeitura de Joinville publica nesta quarta-feira, 6, nos Diários Oficiais do Estado de Santa Catarina e do Município, o edital de concorrência da Parceria Público-Privada (PPP) para a rede de iluminação pública da cidade.
A concorrência prevê a execução de obras e a prestação de serviços relativos à modernização, eficientização, expansão, operação e manutenção da infraestrutura de iluminação pública de Joinville.
O prazo de concessão será de 22 anos, e o valor máximo para esta contratação é de R$ 556.247.982,73. O investimento será totalmente custeado pela Contribuição para o Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip), que já é cobrada atualmente, não resultando em nenhuma taxa adicional aos moradores de Joinville.
Empresas interessadas em participar da concorrência devem entregar as propostas em 30 de janeiro de 2025, entre 10h e 12h, na sede da Bolsa de Valores de São Paulo — B3 S.A. — Brasil, Bolsa, Balcão — rua XV de Novembro, 275 — Centro, São Paulo (SP) —, onde, em fevereiro, ocorrerá a sessão pública de abertura e classificação das propostas.
O edital traz prazos que deverão ser cumpridos pela concessionária vencedora, como o período para apresentação do plano de operação e manutenção e para a implantação do centro de controle operacional.
O documento também traz informações como requisitos de iluminância e distanciamento entre os pontos de iluminação, além de prever o acompanhamento de todos os passos por parte da prefeitura, inclusive pós-modernização do sistema e durante a execução de serviços complementares.
A estruturação do projeto para a concessão da rede de iluminação de Joinville por meio de uma PPP começou em novembro de 2021, com a contratação do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) para dar o suporte técnico necessário à estruturação, que foi dividida em duas fases.
Na primeira fase de estruturação do projeto, entre novembro de 2021 e abril de 2022, foram realizados o diagnóstico e a análise de cenários. Após a escolha do cenário por parte do poder municipal, em maio de 2022, começou a segunda fase com a modelagem do projeto e a preparação para a licitação.
Esta segunda fase contemplou a consulta pública no site oficial da Prefeitura de Joinville, que esteve aberta entre abril e maio de 2023, e uma audiência pública, realizada em 27 de abril de 2023 na Câmara de Vereadores de Joinville. Após a participação popular, os documentos foram revisados e adequados.
Em seguida, iniciou-se o processo de contratação, com as análises administrativas e jurídicas, que ocorreram até abril deste ano, quando os documentos foram encaminhados para análise do Tribunal de Contas do Estado de Santa Catarina (TCE-SC). Em agosto deste ano, o órgão concluiu a análise e recomendou algumas adequações, que foram finalizadas no mês passado.
Leia também:
1. Indústria de Joinville avalia compra de fábrica de outra empresa joinvilense
2. Idoso remove restos mortais da mãe de cemitério e deixa na mesa de casa, em Garuva
3. Papa Francisco anuncia reestruturação e cria arquidiocese em Joinville
4. Parque no PR onde jovem morreu em salto radical estava interditado; veja o que se sabe sobre o acidente
5. Gerente é rendido por bandidos em casa e levado para abrir cofre de banco em Santa Terezinha
Família síria foge de terremoto na Turquia e encontra lar em Joinville: