Educadores estaduais entram em greve e Joinville terá concentração na praça da Bandeira
Sindicato realiza ação por reajuste salarial e contra confisco
Sindicato realiza ação por reajuste salarial e contra confisco
O Sindicato dos Trabalhadores em Educação de Santa Catarina (Sinte-SC) entrou em estado de greve nesta terça-feira, 23. A regional de Joinville do sindicato realizará uma concentração às 14h na praça da Bandeira.
Segundo o Sinte-SC, durante os últimos dias, o sindicato seguiu com mobilizações por escolas do estado. Na tarde da última quinta-feira, 18, o governo de Santa Catarina chamou a executiva do Sinte-SC, porém, conforme o sindicato, nenhuma proposta foi apresentada.
“O Sinte-SC tem buscado o diálogo com o governo desde a posse do governador Jorginho Mello (PL) em 2023, destacando a defasagem salarial enfrentada pelos educadores no estado. Após várias tentativas sem sucesso de negociação, a assembleia estadual, a primeira de 2024, decidiu pela greve”, informa o sindicato em nota.
Entre os pontos em destaque, pautados pela categoria, estão a valorização da carreira, com a aplicação do reajuste do piso salarial em todos os níveis e a descompactação da tabela salarial; a revogação integral do confisco de 14% das aposentadorias; e a garantia de hora atividade para todos os professores dos anos iniciais e segundos professores, com a luta pela sua extensão a todos os profissionais da educação.
Conforme o Sinte-SC, nesta terça-feira, a concentração acontecerá nas regionais, espalhadas por todo o estado. Serão realizados atos, com faixas e passeatas. O sindicato também informou que segue aberto para negociar com o governo do estado.
A reportagem do jornal O Município Joinville tentou contato com a Secretaria de Estado de Educação, porém até a publicação desta matéria não obteve retorno. Não há informações se a greve está afetando as aulas na Rede Estadual de Ensino.
Leia também:
1. VÍDEO – Conheça joinvilense de 5 anos que aprendeu a costurar com a mãe e o irmão
2. União é condenada a indenizar pais de soldado que morreu em acidente do Exército em Blumenau; saiba valor
3. Mutirão de microchipagem atende quase 450 animais em Joinville
4. Obituário de Joinville: confira falecimentos dos últimos dias
5. Motociclista morre em acidente envolvendo ônibus, em Joinville
Palácio Episcopal foi construído para primeiro bispo de Joinville, inspirado no estilo barroco: