X
X

Buscar

Eleições 2022: Conselho das Entidades de Joinville realiza campanha de incentivo ao voto

Primeiro turno será realizado no dia 2 de setembro

Faltando quase um mês para o primeiro turno das eleições de 2022, o Conselho das Entidades Empresariais de Joinville lançou a terceira e última fase da campanha “Seu Voto Faz a Diferença” na manhã desta quinta-feira, 1º.

O lançamento aconteceu durante uma reunião do conselho realizada na sede da Associação dos Comerciantes de Material de Construção de Joinville (Acomac).

Estiveram presentes no evento o presidente da Acomac, José Haveroth; Maria Regina de Loyola, presidente da Associação Empresarial de Joinville (Acij);  Jonas Tilp, presidente da Ajorpeme – associação de pequenas e médias empresas de Joinville; e José Manoel Ramos, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Joinville (CDL).

Acomac/Divulgação

Conforme o conselho, nas eleições municipais de 2020, foram mais de 100 mil votos entre abstenções, votos em branco e votos nulos em Joinville. Por isso, as entidades decidiram realizar a campanha incentivando o voto.

Outra reivindicação dos presidentes é de que os eleitores de Joinville votem em candidatos da região. Nas eleições de 2018, apenas seis candidatos de Joinville foram eleitos.

Na última eleição, para a Assembleia Legislativa de Santa Catarina (Alesc) os eleitos de Joinville foram Fernando Krelling (MDB), Kennedy Nunes (PTB) e Sargento Lima (PL). Na Câmara dos Deputados os escolhidos para representar Joinville e Santa Catarina foram Darci de Matos (PSD), Coronel Armado (PL) e Rodrigo Coelho (Pode).

“Toda vez que você deixa de votar, você está deixando alguém decidir por você. Para que os investimentos públicos sejam aplicados aqui e não em outras regiões”, diz a presidente da Acij.

“É natural que nesta época de eleição, candidatos de outra região venham buscar voto em Joinville”, aponta José Manoel Ramos. O presidente da CDL exemplifica que a falta de representatividade é um dos motivos para Joinville não ter uma via duplicada da BR-101 ao Centro da cidade.

“Entendemos que a cidade precisa ter representantes, seja na Câmara de Deputados, seja na Assembleia Legislativa. Essa presença pública vai fazer a diferença, as coisas que acontecem na nossa região vão ecoar lá dentro”, comenta Jonas Tilp.

A estratégia do Conselho das Entidades é que a campanha aconteça de forma apartidária junto aos colaboradores das empresas associadas.

“Esse voto que você deixa de apresentar na urna vai arcar diretamente no seu cotidiano. O seu voto faz a diferença e vai te trazer muitos benefícios”, diz José. O presidente da Acomac reforça a importância das pessoas conversarem com família e amigos para os convencer a votar.

Seu Voto Faz a Diferença

Esta é a terceira e última etapa da campanha “Seu Voto Faz a Diferença”, realizada pelo Conselho das Entidades.

A primeira etapa foi realizada em parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) em setembro de 2021. No dia 30 de setembro, uma ação foi realizada na Escola de Ensino Médio Governador Celso Ramos, em Joinville, para incentivar jovens de 16 e 17 anos a fazerem seus títulos de eleitor.

Na segunda etapa, concluída em maio de 2022, o objetivo foi alertar para o prazo para fazer, transferir ou regularizar o título a tempo de votar nas eleições deste ano.

Eleições 2022

O calendário do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para as eleições de 2022 segue até 31 de dezembro. O primeiro turno ocorre no dia 2 de outubro e 428.730 moradores de Joinville vão às urnas.

As votações são para escolher presidente da República, governadores, senadores e deputados federais e estaduais.

O eventual segundo turno para presidente e governador poderá ocorrer no dia 30 de outubro. Conforme prevê a Constituição Federal, as datas correspondem ao primeiro e último domingo do mês de outubro. Os eleitos serão diplomados até o dia 19 de dezembro de 2022.

Leia também:
Quem decide em outubro: conheça o perfil do eleitorado apto a votar em Joinville
Saiba qual é o dia das Eleições 2022 e confira horário das votações

Saiba tudo sobre as Eleições 2022:
Últimas notícias
Reportagens especiais e dúvidas frequentes
Nomes, números e informações dos candidatos