Eleições 2022: Joinville tem quase 4 mil jovens eleitores; veja como fazer o título
Prazo para fazer o título de eleitor se encerra nesta quarta-feira
Prazo para fazer o título de eleitor se encerra nesta quarta-feira
Jovens de 15 a 17 anos têm até esta quarta-feira, 4, para fazer ou regularizar o título de eleitor. Em Joinville, de acordo com o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC), com dados compilados até o fim de abril, 3.846 jovens desta faixa etária estão aptos para votar e participar das Eleições 2022, em que serão definidos os representantes para governador, deputado estadual e federal, além do presidente do Brasil.
Para aumentar o número de participantes no processo eleitoral, a Justiça Eleitoral de Santa Catarina criou a campanha “Meu Primeiro Título #BoraVotar”. Em um levantamento feito pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), em setembro de 2021, quando foi lançada a campanha, Santa Catarina tinha 15.949 eleitores jovens de 16 e 17 anos cadastrados. Em abril de 2022, são mais de 52 mil jovens, equivalente a um aumento de mais de 300%.
O número ainda é baixo se comparado com o público total destas idades. Conforme dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Santa Catarina tem cerca de 185 mil jovens de 16 e 17 anos.
Óliver Jander, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Joinville, ressalta que o voto é um direito de todo cidadão. “Por muitos anos os brasileiros não puderam escolher livremente seus representantes e isso não pode voltar. Não se pode ver o voto apenas como uma obrigação”, analisa.
Para ele, a participação de várias faixas etárias dos eleitores brasileiros faz com que o processo se torne mais democrático. “As diferentes visões de mundo nos levam a um todo harmônico”, opina.
Além disso, o presidente da OAB Joinville destaca que votar aumenta a consciência política entre os mais jovens. “É de suma importância, pois aqueles que não gostam de política certamente serão governados por aqueles que gostam”, reflete.
Outras instituições de Joinville estão mobilizadas para incentivar os jovens a participar das eleições. Exemplo disso é a campanha “#SeuVotoFazADiferença”, organizada pela Associação Empresarial de Joinville (Acij), Associação dos Comerciantes de Material de Construção (Acomac), Associação de Joinville e Região da Micro, Média e Pequena Empresa (Ajorpeme) e Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL).
Ver essa foto no Instagram
Na campanha, as organizações destacam que participar “tem reflexos na qualidade de vida de todos que moram na cidade, pois esta representatividade é decisiva para garantir recursos para a região”.
A realização do título de eleitor pode ser feito totalmente online, pelo site do TRE-SC. Para isso, após acessar o endereço digital, o cidadão deve ir em “Atendimento Online”, preencher os dados e anexar os seguintes documentos:
– Documento de identificação oficial com foto;
– Uma selfie com o documento ao lado do rosto;
– Comprovante de residência atualizado;
– Quitação do serviço militar.
Depois do título ficar pronto, o eleitor pode baixar o aplicativo do e-Título como documento. Não é necessário ir ao cartório, pois a biometria não está sendo coletada.
Caso necessite de atendimento presencial nos cartórios, o agendamento é obrigatório e pode ser feito no site ou pelo Disque Eleitor, por meio do número 0800 647 3888.
Receba notícias direto no celular entrando nos grupos de O Município Joinville. Clique na opção preferida: