Eleições 2022: Saiba como baixar o e-título no celular de forma gratuita
TRE ensina a como baixar o aplicativo e facilitar na hora do voto
A Justiça Eleitoral divulgou o passo a passo de como baixar o aplicativo do e-título, que possibilita ter em mãos o título de eleitor virtual para votar no dia 2 de outubro. O aplicativo está disponível para Android e iOS.
A recomendação visa evitar eventuais “filas virtuais” que possam comprometer a qualidade da conexão em virtude da grande quantidade de acessos simultâneos nos dias que antecedem o pleito.
Além da consulta ao local da votação, da via digital do título e de possibilitar a apresentação de justificativa eleitoral, o aplicativo ainda realiza a emissão das certidões de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. O acesso e a emissão de guia para o pagamento de multas, entre outras funcionalidades. Tudo isso sem a necessidade de ir pessoalmente ao cartório.
Como utilizar?
Para utilizá-lo, basta a pessoa inserir o número do título ou do CPF, o próprio nome, os nomes da mãe e do pai, além da data de nascimento e seguir os passos indicados. Feito isso, o votante terá no celular ou tablet todos os dados eleitorais sempre seguros e disponíveis, diminuindo os riscos de extravios e danos ao título.
A recente versão apresenta, ainda, evolução de segurança, que torna obrigatória a conferência de dados biométricos para exibição da foto da eleitora ou do eleitor, possibilitando que o e-Título seja utilizado como forma única de identificação para o ingresso nas seções eleitorais.
Por meio de ferramentas de geolocalização o aplicativo guia o usuário até a sua seção eleitoral e ainda oferece a possibilidade de justificar a ausência às urnas, caso não consiga comparecer para votar. Dessa forma, o e-Título facilita a vida da eleitora e do eleitor ao permitir o acesso rápido e fácil à Justiça Eleitoral (JE) via celular ou tablet, substituindo o documento em papel, como uma prestação de serviços da JE por dispositivos móveis.
Assista ao vídeo sobre os serviços disponíveis no título de eleitor digital.
– Assista agora:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização