Eleições 2024: confira a trajetória pessoal e política dos candidatos a vice-prefeito de Joinville
Candidatos enviaram à reportagem de O Município Joinville informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político
Candidatos enviaram à reportagem de O Município Joinville informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político
Os candidatos ao cargo de vice-prefeito de Joinville nas Eleições 2024 enviaram à reportagem de O Município Joinville informações sobre o histórico de vida pessoal, profissional e político. Dos cinco candidatos que concorrem ao cargo, todos enviaram suas respostas.
Trajetória pessoal
Anelísio Machado, conhecido como Anelísio da Assessoritec, nasceu em Vidal Ramos em 1965 e mudou-se para Joinville em 1976. Para ajudar nas finanças da família, trabalhou vendendo picolé e frutas nas ruas da cidade até os 14 anos, quando começou como aprendiz de torneiro mecânico na Tupy. Aos 32 anos, fundou a Assessoritec, uma escola de Educação Profissional, na parte inferior de sua casa. Anelísio possui formação técnica em Mecânica e Magistério, além de Pedagogia e uma pós-graduação em Gestão de Pessoas. Atua como voluntário em diversos projetos e já ocupou cargos como presidente do Rotary Joinville-leste e do Núcleo de Escolas Profissionais da Acij, entre outros.
Trajetória política e vida pública
Anelísio foi candidato a deputado estadual em 2018 com 13.013 votos pelo PSD. Em 2020, foi candidato a prefeito de Joinville pelo Avante. Em 2022, foi candidato a deputado estadual pelo PP.
Trajetória pessoal
Fabiola Marilene de Souza Sestren Venera, conhecida como Fabi Venera, nasceu em Florianópolis em 1979. Cursou Administração no Middlesex Community College, nos Estados Unidos, onde também fez pós-graduação. Casada há 27 anos com o coronel PM Marcelo Venera, é mãe de dois filhos. Fabi é proprietária da Texas Gun House e presidente do Clube de Tiro Texas, além de dirigir eventos de armas e turismo. Atua como líder classista, preside a Federação de Clubes de Tiro e tem um histórico de envolvimento com voluntariado em Joinville e nos Estados Unidos.
Trajetória política e vida pública
O ingresso na vida partidária formal ocorreu recentemente com o convite do deputado Sargento Lima para concorrer à vice-prefeitura de Joinville, em chapa pura do PL. Atualmente, Fabi é presidente do PL Mulher Joinville.
Trajetória pessoal
Mario tem 38 anos e viveu da infância até a adolescência na praia da Enseada. Fez graduação em História, em Curitiba (PR). Já atuou dando aula na rede pública e como professor substituto, no Ensino Fundamental e Médio. Trabalhou no Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul. Também já trabalhou como cozinheiro e padeiro.
Trajetória política e vida pública
Desde 2020, trabalha como dirigente do Psol estadual. Esta será a primeira eleição que Mario disputa.
Trajetória pessoal
Nascido em 17 de julho de 1959, natural de Itaiópolis, Osmari Fritz é formado em filosofia, teologia e psicologia. Osmari foi ordenado sacerdote em 1986, atuando em várias paróquias da Diocese de Joinville. Como coordenador diocesano da pastoral, trabalhou em missões na Bahia e auxiliou na criação das cozinhas comunitárias da Fundação Pauli Madi.
Vida pública e trajetória política
Três vezes vereador pelo Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), Osmari Fritz, atual MDB, estava presente na Câmara na 13ª, 15ª e 16ª legislatura. Sua última legislatura foi em 2008, com 3.086 votos pelo PMDB, sendo o 26º vereador mais votado em Joinville. Durante essa legislatura, Fritz ocupou o cargo de vice-presidente da casa.
Trajetória pessoal
Rejane Gambin nasceu em Guarani das Missões (RS) e se formou em Jornalismo após estagiar na RBS TV. Mudou-se para Joinville em 1998, onde consolidou sua carreira na área de comunicação, trabalhando em diversas emissoras de rádio e TV. Rejane também foi professora de Jornalismo e hoje atua como comunicadora independente e voz oficial do Festival de Dança de Joinville.
Trajetória política e vida pública
Rejane é a atual vice-prefeita de Joinville. No atual mandato, assumiu a prefeitura por diversas vezes durante a ausência por férias ou missões oficiais do prefeito Adriano Silva. Ela é a primeira mulher a assumir o cargo de prefeita na cidade.
Leia também:
Região de Joinville já era habitada há 10 mil anos: conheça os quatro povos anteriores à colonização: