Eleições 2024: saúde e saneamento são “problemas graves” em Joinville, diz Rodrigo Bornholdt (PSB)
Candidato critica atual gestão e propõe novas soluções para a cidade
Candidato critica atual gestão e propõe novas soluções para a cidade
Rodrigo Bornholdt concorre ao cargo de prefeito de Joinville pela terceira vez, a primeira pelo Partido Socialista Brasileiro (PSB).
Em entrevista ao jornal O Município Joinville, Rodrigo afirma que não defende uma bandeira específica. Para ele, as questões de Joinville são estruturais. “Digo que precisamos pensar saúde, educação e infraestrutura de um modo completamente diferente”, comenta.
Para o candidato, Joinville tem “dois problemas graves” na atual gestão do prefeito Adriano Silva (Novo). “Questões de saúde num sentido amplo, inclusive, com a falta de saneamento em Joinville. E o prefeito que não gosta da administração pública, um prefeito que não gosta dos servidores”, afirma Rodrigo.
Ainda assim, com o favoritismo de uma reeleição do prefeito Adriano e a força do bolsonarismo do PL de Sargento Lima, Bornholdt crê que é possível superar essas barreiras na corrida pela prefeitura. “A realidade é diferente da maquiagem. O real supera o virtual. A gente vê que existe um Centro da cidade muito diferente da periferia, dos bairros mais afastados, em que a qualidade de vida não é tão boa como aqui [no Centro]”, diz Rodrigo.
Ele também afirma que não há uma intensidade do governo nas áreas onde a população mais precisa.
Nas eleições de 2024, Joinville tem duas chapas de esquerda ou centro-esquerda concorrendo. Rodrigo Bornholdt é o candidato da chapa “Joinville de Toda Gente”, que conta com PDT, PSB, Avante e Solidariedade.
A outra chapa de esquerda é a “Joinville de Verdade”, composta por duas federações, a Brasil da Esperança (PT/PC do B/PV) e a Psol Rede. O candidato é o ex-prefeito Carlito Merss (PT).
Questionado sobre a dificuldade da esquerda de formar uma frente ampla em Joinville, Bornholdt disse que a candidatura dele vai além de questões de lados ou espectros políticos.
“Recebi apoio de muitas outras pessoas e entidades”, diz Rodrigo, que também reafirma ser um candidato de centro-esquerda.
Em 2024, Rodrigo Bornholdt chega à sexta eleição da carreira política. Há 20 anos, na primeira disputa, foi eleito como vice-prefeito de Joinville pelo então PMDB, atual MDB, junto ao prefeito Marco Tebaldi, do PSDB.
A última eleição municipal em que concorreu foi a de 2016, candidato a prefeito pelo PDT, quando fez 13.436 votos no primeiro turno.“Eu sempre tive gente muito simpática. Eu e o joinvilense sempre tivemos uma sinergia grande. Acho que chegou a hora da nossa geração”, comenta.
“Já tem um prefeito da minha geração neste momento. Agora nós vamos dar um salto em Joinville, transformando essa simpatia em votos”, finaliza Rodrigo.
Alemão vem a Joinville a passeio e se apaixona por joinvilense: